O Fluminense oficializou nesta quinta-feira (25) a contratação do técnico argentino Luís Zubeldía. O comandante substitui Renato Portaluppi, que optou por se desligar da equipe carioca após queda nas quartas de final da Copa Sul-Americana, frente ao Lanús.
Zubeldía assinou contrato com o Fluminense até o fim de 2026. O último trabalho do comandante foi justamente no futebol brasileiro, quando esteve à frente do São Paulo.
Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore
Chegam também ao clube carioca os auxiliares Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além do preparador físico Lucas Vivas.
A apresentação de Zubeldía ao elenco tricolor está programada para esta sexta-feira (26), quando iniciará os trabalhos no CT Carlos Castilho. O Fluminense entra em campo no domingo (28), quando tem pela frente um clássico carioca contra o Botafogo, no Maracanã, às 16h, pela 25ª rodada da Série A do Brasileirão.
Carreira
O comandante argentino, de 44 anos, iniciou sua trajetória à beira do campo no Lanús. Ele soma ainda passagens por Barcelona de Guayaquil, Racing, LDU, Santos Laguna, Independiente Medellín, Alavés e Cerro Porteño.
Seu trabalho mais vitorioso foi à frente da LDU, quando sagrou-se campeão da Copa Sul-Americana e do Campeonato Equatoriano em 2023.

Desempenho no São Paulo
No São Paulo, Zubeldía substituiu Thiago Carpini em abril do ano passado. Ele dirigiu o Tricolor Paulista em 85 jogos, com 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas.
Sob seu comando, o São Paulo chegou às quartas de final da Copa Libertadores e da Copa do Brasil na última temporada, além de ter finalizado o Brasileirão 2024 em sexto lugar, garantindo vaga no torneio continental deste ano.

Gringo de volta ao comando
A chegada de Zubeldía ao Fluminense também encerra uma sequência de praticamente três décadas sem um técnico estrangeiro nas Laranjeiras. O último foi o uruguaio Hugo de León, em 1997.