Mais

Mapa da Lei do Ex: saiba quem pode aprontar contra ex-clube na 15ª rodada do Brasileirão

Rony, agora no Atlético-MG, vai reencontrar Palmeiras pela primeira vez
Rony, agora no Atlético-MG, vai reencontrar Palmeiras pela primeira vezCesar Greco/Palmeiras
A 15ª rodada do Brasileirão começa neste sábado (19) e traz vários reencontros esperados de jogadores com ex-clubes. A jornada anterior foi a primeira deste ano sem Lei do Ex, mas houve quatro jogos adiados.

Para ser designado como um ex-clube, consideramos apenas passagens pelo time profissional. Uma aparição nas categorias de base não entra em nossa contagem.

Confira a tabela completa do Brasileirão

Nas partidas do Brasileirão entre sábado (19) e domingo (20), separamos quatro jogadores que terão encontros marcantes com equipes que já defenderam.

Rony foi bicampeão da Libertadores pelo Palmeiras
Rony foi bicampeão da Libertadores pelo PalmeirasCesar Greco/Palmeiras

Confira abaixo os destaques.

Rony (Palmeiras x Atlético-MG)

Palmeiras e Atlético-MG fazem, de longe, o duelo com mais chances de Lei do Ex no Brasileirão. Nada menos que 11 jogadores já estiveram do outro lado: sete do Verdão e quatro do Galo. O reencontro mais aguardado é o de Rony, pois Dudu foi punido pelo STJD e só joga se o Atlético conseguir um efeito suspensivo.

Entre gols, tentativas de bicicleta e críticas, Rony Rústico marcou seu nome na história do Palmeiras com os bicampeonatos da Libertadores e do Brasileirão, além de um título da Copa do Brasil e quatro do Paulistão. Agora no Galo, Rony terá seu primeiro reencontro com o Verdão. 

Os outros ex-palmeirenses são Vitor Hugo, Caio Paulista, Gabriel Menino e Gustavo ScarpaPatrick Silva está machucado. Os Palmeiras tem como candidatos os ex-atleticanos Marcos Rocha, Bruno Fuchs e Micael. Lesionado, Paulinho vai adiar o reencontro inédito com o ex-clube.

Rony fez quase 300 jogos pelo Palmeiras
Rony fez quase 300 jogos pelo PalmeirasCesar Greco/Palmeiras

- Rony (Atlético-MG) pelo Palmeiras:

• Atuou em: 2020-2025

• Jogos: 284

• Gols: 70

Luciano (São Paulo x Corinthians)

A rivalidade entre os dois se tornou tão grande que hoje é difícil lembrar de Luciano com a camisa do Corinthians. Quase 10 anos depois de sua passagem, que teve até título brasileiro, o atacante do São Paulo acumula polêmicas e retrospecto positivo contra o Timão.

Em 14 duelos, Luciano tem seis vitórias, cinco empates e três derrotas diante do ex-clube — 54,8% de aproveitamento. Ele fez três gols no período, mas passou em branco nos últimos quatro Majestosos.

Luciano atuou pelo Corinthians entre 2014 e 2016
Luciano atuou pelo Corinthians entre 2014 e 2016Divulgação/Corinthians

- Luciano (São Paulo) pelo Corinthians:

• Atuou em: 2014-2016

• Jogos: 89

• Gols: 20

Caio Alexandre (Fortaleza x Bahia)

A torcida do Fortaleza ainda não perdoou a transferência de Caio Alexandre para o Bahia em 2024. O volante foi alvo de protestos no Castelão em seu retorno ao estádio no ano passado, com direito a notas falsas de R$ 3, e deve encontrar novamente um cenário hostil no duelo deste sábado (19).

Dez dias atrás, porém, Caio Alexandre deixou sua marca contra o Fortaleza. O gol saiu no triunfo do Bahia pelas quartas de final da Copa do Nordeste, por 2 a 1, na Fonte Nova. Do outro lado, o Laion conta com Tinga, que passou pelo Bahia entre 2016 e 2017.

Caio Alexandre se destacou pelo Fortaleza antes de ir para o Bahia
Caio Alexandre se destacou pelo Fortaleza antes de ir para o BahiaMateus Lotif/Fortaleza EC

- Caio Alexandre (Bahia) pelo Fortaleza:

• Atuou em: 2022-2023

• Jogos: 77

• Gols: 6

Gabriel Veron (Cruzeiro x Juventude)

Gabriel Veron chegou ao Cruzeiro em 2024 com bastante expectativa e foi titular em boa parte de sua trajetória. A Raposa decidiu não exercer a opção de compra do atacante, que passou rapidamente pelo Santos e agora está no Juventude. Ele pode marcar contra o ex-clube logo em sua estreia pelo Papo.

O Juventude possui uma legião de ex-cruzeirenses no elenco. Além de Veron, são eles Alan Ruschel, Marcelo Hermes, Jadson, Gilberto e Rafael Bilu (lesionado). Já o Cruzeiro conta com Christian, que teve uma passagem relâmpago pelo time gaúcho em 2019.

Gabriel Veron estava emprestado ao Cruzeiro em 2024
Gabriel Veron estava emprestado ao Cruzeiro em 2024Gustavo Aleixo/Cruzeiro

- Gabriel Veron (Juventude) pelo Cruzeiro:

• Atuou em: 2024

• Jogos: 77

• Gols: 6

Outras possibilidades

Mirassol x Santos: David Braz e Felipe Jonatan (Mirassol)

Internacional x Ceará: Aylon e Pedro Henrique (Ceará)

Vitória x Red Bull Bragantino: Ricardo Ryller (Vitória)

Flamengo x Fluminense: Allan e Pedro (Flamengo); Renê (Fluminense)