Mais

Massacre histórico: Vasco humilha Santos de Neymar no Morumbis com dois gols de Coutinho

Coutinho foi ovacionado pela torcida vascaína presente no Morumbis
Coutinho foi ovacionado pela torcida vascaína presente no MorumbisJOTA ERRE / AGIF / AGIF via AFP

O Vasco humilhou o Santos por 6 a 0 neste domingo (17), no Morumbis, pela 20ª rodada da Série A do Brasileirão. No grande duelo do fim de semana entre Neymar e Coutinho, o camisa 10 do Gigante da Colina brilhou, marcando dois gols — o segundo uma verdadeira pintura. Trucidado, o Peixe mal viu a cor da bola em uma tarde dolorosa para a torcida santista na capital paulista.

Os outros gols do Vasco foram marcados por Lucas Piton, que não balançava as redes desde o ano passado, David, em belíssimo tento de voleio, Rayan, em cobrança de pênalti, e Tchê Tchê para fechar a conta. 

Confira a tabela da Série A do Brasileirão no Flashscore 

O Vasco não marcava seis gols em uma partida do Brasileirão desde 2008, quando fez 6 a 1 no Atlético-MG.

Esta é também a maior goleada da história do confronto em todas as competições. Pela primeira vez na história do Brasileirão de pontos corridos, o Vasco venceu o Santos nos dois turnos. 

As estatísticas do atropelo do Vasco da Gama sobre o Santos
As estatísticas do atropelo do Vasco da Gama sobre o SantosOpta by Stats Perform

Veja como foi Santos 0 x 6 Vasco

Como fica? 

Com o resultado, o Vasco deixou a zona de rebaixamento. O time comandado por Diniz é agora o 16º colocado, com 19 pontos, ultrapassando o Vitória no critério de desempate. O Santos segue perigosamente próximo da degola. O Peixe é o 15º colocado, com 21 pontos, mas já possui um aproveitamento pior que o do Vasco. 

Coutinho brilha e Neymar chora

Neymar foi figura praticamente inerte na partida, especialmente após o apagão do Santos na etapa final — quando cinco dos seis gols vascaínos aconteceram. O camisa 10 chegou a se comover ao fim do jogo, indo às lágrimas e sendo amparado pelo técnico rival Fernando Diniz. 

Do outro lado, Coutinho desencantou no Brasileirão deste ano em dose dupla. Antes do jogo desta tarde, o camisa 10 havia marcado seis vezes, mas nenhum dos gols havia acontecido na Série A. 

Contrastes no Morumbis

Aos gritos de olé, o Santos viveu uma de suas maiores vergonhas recentes. É preciso lembrar que o time retornou à elite do futebol brasileiro neste ano. O técnico Cleber Xavier foi alvo de críticas duríssimas dos presentes no Morumbis. Parte do estádio chegou a pedir o retorno do argentino Jorge Sampaoli. 

A principal organizada do Peixe sequer assistiu boa parte da etapa final, dando as costas para o campo. Um protesto silencioso, mas marcante e que dá uma verdadeira amostra do clima de tensão. 

Para o Vasco, uma tarde inesquecível. O time carioca entrou em campo sem a presença de Vegetti, artilheiro do time no ano, com 22 gols. Mas o argentino não fez falta, pelo menos nesta tarde. O Gigante da Colina ditou as rédeas do confronto e engoliu o Santos em uma partida histórica. 

Coutinho doutrinou em duelo particular com Neymar
Coutinho doutrinou em duelo particular com NeymarMARCELLO ZAMBRANA / AGIF / AGIF via AFP

Próximos jogos 

O Santos volta a campo no próximo domingo (24), contra o Bahia, fora de casa, às 16h, pela 21ª rodada. O Vasco visita o Juventude, na quarta-feira (20), às 19h, em jogo atrasado da 14ª rodada. 

As notas dos jogadores titulares de Santos e Vasco da Gama na partida
As notas dos jogadores titulares de Santos e Vasco da Gama na partidaFlashscore