Mais

Neymar pede espaço na Seleção Brasileira com gols pelo Santos no Brasileirão

Neymar fez uma de suas melhores partidas desde que voltou ao Santos em janeiro
Neymar fez uma de suas melhores partidas desde que voltou ao Santos em janeiroRaul Baretta/ Santos FC

Diante dos olhos de representantes do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, Neymar mandou um recado: está pronto para voltar a vestir a camisa 10 dos pentacampeões mundiais após quase dois anos de espera.

Na última segunda-feira (4), Neymar fez uma de suas melhores partidas desde que voltou ao Santos em janeiro, com dois gols — um de pênalti — e liderando a vitória por 3 a 1 sobre o Juventude, penúltimo colocado, no encerramento da 18ª rodada do Brasileirão.

Confira a classificação do Brasileirão

Depois de garantir a classificação do Brasil para a Copa do Mundo de 2026 em junho, com um empate com o Equador (0 a 0) e uma vitória sobre o Paraguai (1 a 0), a equipe de Ancelotti iniciou uma turnê pelos estádios para monitorar possíveis convocados para os jogos contra o Chile e a Bolívia, nos dias 4 e 9 de setembro, que encerram as eliminatórias para a Copa do Mundo.

E os holofotes estão voltados para Neymar, de 33 anos. A atuação do atacante no estádio do Morumbi, em São Paulo, foi assistida in loco pelo diretor esportivo da CBF, Rodrigo Caetano, pelo coordenador técnico da Seleção, Juan e pelo preparador físico Cristiano Nunes.

Minutos e gols

No último dia 24 de junho, Neymar renovou o contrato com o Santos até o final do ano, com o time na luta para permanecer na primeira divisão do futebol brasileiro. Antes da renovação, perseguido por lesões recorrentes, o atacante não tinha conseguido marcar nem dar assistências e só tinha disputado quatro das 12 partidas do Brasileirão.

Estatísticas de Neymar
Estatísticas de NeymarFlashscore

Depois disso, o astro jogou todos os minutos nas cinco partidas do Peixe no torneio e marcou três gols. Neymar não conseguia dois gols em uma mesma partida desde a vitória do Brasil por 5 a 1 sobre a Bolívia, em 8 de setembro de 2023, antes da Copa do Mundo.

Por clubes, seu último gol duplo foi ainda como jogador do Paris Saint-Germain, em 21 de agosto de 2022, na vitória por 7 a 1 sobre o Lille na Ligue 1. O ex-PSG não jogava cinco partidas completas consecutivas desde sua época na França.

“Todo mundo conhece meu futebol. Estou à disposição”, comentou à SporTV sobre o eventual retorno à Seleção.

A situação do Santos, no entanto, continua difícil, na 15ª posição na tabela com 18 pontos, três acima da zona de rebaixamento. O histórico do jogador nos últimos cinco confrontos é de duas vitórias, um empate e duas derrotas.