Mais

Novo ranking de torcidas: times grandes perdem apoio, mas Fla aumenta liderança

O número de rubro-negros diminuiu dentro da margem de erro
O número de rubro-negros diminuiu dentro da margem de erroAdriano Fontes/Flamengo

Quase todos os times grandes do Brasil perderam torcedores nos últimos três anos, segundo pesquisa Ipsos-Ipec divulgada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (28).

O Flamengo oscilou negativamente dentro da margem de erro, e segue no topo do ranking com 21,2% da preferência nacional. O Corinthians é o 2º colocado com 11,9% – quase 4 pontos percentuais a menos do que tinha em 2022.

Siga a Série A em tempo real

Já o São Paulo recuou quase 2% para os atuais 6,4% e aparece atrás do Palmeiras (6,5%), que desceu 0,9% (dentro da margem de erro).

Top 15 times com mais torcida no Brasil
Top 15 times com mais torcida no BrasilFlashscore

A margem de erro varia de acordo com o tamanho da torcida de cada clube (de 1,8% para o Flamengo até 0,6% para Remo e Athletico-PR).

A queda mais acentuada foi a do Corinthians, que teve um recuo (3,6 pontos) – número quase o triplo de sua margem de erro (1,4%). 

A torcida somada de Timão e São Paulo (18,3%) passou a ser menor que o número de flamenguistas no país (21,2%).

Apenas Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Vitória, Sport e Remo registraram aumento de torcedores, embora dentro da margem de erro.

A Seleção Brasileira subiu 0,2 pontos e tem agora preferência de 0,9% dos adeptos.

Torcida do Bahia foi a única a subir meio porcento
Torcida do Bahia foi a única a subir meio porcentoEC Bahia

De acordo com o Globo, o encolhimento das grandes torcidas se explica pela parcela de brasileiros que dizem não torcer para nenhum clube.

A nova pesquisa foi realizada em junho e entrevistou 2 mil pessoas com mais de 16 anos espalhadas pelo país. A pergunta da amostragem foi: “Você torce ou tem simpatia por qual time brasileiro? E por mais algum?”.  A metodologia foi a mesma adotada na pesquisa de O Globo feita em 2022.