Pensando na final da Copa Libertadores, o técnico Abel Ferreira mandou a campo um Palmeiras completamente reserva. Onze jogadores foram poupados e sequer viajaram para Porto Alegre.
Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore
Mesmo tropeçando em Porto Alegre, o Alviverde ainda não está fora da corrida pelo título. Isso porque o Flamengo empatou com o Atlético-MG em 1 a 1, na Arena MRV, em Belo Horizonte, e desperdiçou, digamos, o primeiro 'match point' do Brasileirão.
Apesar disso, o Flamengo possui agora cinco pontos de frente para o Palmeiras (75 a 70) e pode ser campeão na próxima rodada, contra o Ceará, no Maracanã, sem necessidade do resultado do Palmeiras contra o Atlético-MG, na Arena MRV. O Verdão chegou a cinco jogos consecutivos sem vitórias na Série A, com três derrotas e dois empates no período.
Sem nada a ver com isso, o Grêmio fez sua parte e buscou uma vitória importantíssima para afastar de vez qualquer possibilidade de luta contra o descenso e subir para a 9ª posição, agora com 46 pontos.
O Tricolor também se reabilitou da derrota por 3 a 2 para o Botafogo, no Nilton Santos, na rodada anterior. Foi apenas a segunda vitória da equipe gaúcha nos últimos seis jogos.

Veja como foi Grêmio 3 x 2 Palmeiras
Palmeiras sai na frente, mas Amuzu deixa tudo igual
Mesmo atuando fora de casa, o Palmeiras iniciou o confronto em Porto Alegre com personalidade, controlando a posse de bola e impondo seu ritmo. A superioridade alviverde logo se traduziu em gol.
Aos 23 minutos, Sosa recebeu de Jefté na linha de fundo e cruzou com precisão para Facundo Torres testar firme e abrir o placar. O Grêmio até encontrou espaços para reagir ainda na primeira etapa, mas esbarrou em falhas técnicas e nas boas intervenções de Marcelo Lomba.

O cenário mudou nos acréscimos do primeiro tempo. Após cobrança de lateral de Marcos Rocha, Wagner Leonardo ajeitou de cabeça e Amuzu, sem deixar a bola quicar, finalizou para empatar.
Virada com pênaltis e um último suspiro do Verdão
Embalado, o Grêmio virou aos 14 da etapa final: Marcos Rocha acionou Carlos Vinícius na área, Aníbal Moreno cometeu falta no lance e, após revisão no VAR, o pênalti foi confirmado. O próprio Carlos Vinícius cobrou com segurança e colocou o Tricolor em vantagem.

A equipe gaúcha ampliou aos 35 minutos em nova penalidade - dessa vez, após Giay derrubar Arthur dentro da área, lance que também resultou na expulsão direta do defensor palmeirense.
Willian converteu e deixou o jogo mais confortável para os donos da casa. Nos acréscimos, o Palmeiras ainda descontou: Allan levantou a bola para a área, Luighi dividiu com Wagner Leonardo e Benedetti apareceu na segunda trave para marcar de cabeça, dando números finais ao confronto.

Próximos jogos
O Grêmio volta a campo no dia 2 de dezembro, terça-feira, contra o Fluminense, às 21h30, novamente na Arena, em Porto Alegre.
Antes de enfrentar o Atlético-MG, em Belo Horizonte, no dia 3 de dezembro, quarta-feira, às 21h30, pelo Brasileirão, o Palmeiras tem pela frente a grande decisão da Copa Libertadores, contra o Flamengo, às 18h (de Brasília), em Lima, no Peru.

