Mais

Palmeiras vence Bahia de virada, fica a dois pontos do topo e pressiona Botafogo

Raphael Veiga fez um golaço de falta na Fonte Nova
Raphael Veiga fez um golaço de falta na Fonte NovaPEDRO VILELA/Getty Images South America/Getty Images via AFP
O Palmeiras venceu o Bahia por 2 a 1, de virada, nesta quarta-feira (20), na Fonte Nova, em Salvador, pela 34ª rodada da Série A do Brasileirão. Aos 26 minutos, Lucho Rodríguez abriu o placar para o Tricolor de Aço. Todavia, Raphael Veiga, ainda aos 40 da etapa inicial, fez um golaço de falta para deixar tudo igual. No segundo tempo, Flaco López entrou para determinar a virada em uma pedrada de cabeça.

O Palmeiras, que luta pelo título nacional, colou de vez no Botafogo, cortando a diferença para apenas dois ponto (67 a 69). O time paulista chegou ao segundo triunfo seguido. A equipe vinha de uma vitória sobre o Grêmio por 1 a 0, pela rodada anterior.

Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore 

Este é um cenário conhecido pelos dois times que lutam pelo título nacional. E o Palmeiras mostrou maior capacidade de decisão, enquanto o Botafogo enfrentou dificuldades no ano passado. O time carioca não quer que a história se repita. 

O Botafogo entrou em campo também nesta quarta-feira, contra o Atlético-MG, no Independência, e não passou de um 0 a 0 atuando em boa parte do jogo com um atleta a mais. O jogo foi marcado pelo clima quente e troca de farpas entre os atletas, uma prévia da final da Copa Libertadores no dia 30. 

O Bahia chegou ao sexto jogo sem vitórias no torneio nacional, somando quatro derrotas consecutivas, sendo três dentro de casa. É uma queda de rendimento que preocupa, porque os times que antes estavam brigando contra o Z4 se aproximaram. O Corinthians, por exemplo, está a dois pontos do oitavo colocado Bahia. 

Veja como foi Bahia 1 x 2 Palmeiras

As estatísticas da vitória de virada do Palmeiras na Fonte Nova
As estatísticas da vitória de virada do Palmeiras na Fonte NovaOpta by Stats Perform

Bahia na frente, mas Veiga tinha outros planos

Não foi um grande jogo do Palmeiras. Mas o Verdão foi efetivo para sair de Salvador vivo na disputa e com mais três pontos na bagagem. A equipe de Abel Ferreira saiu atrás, com Lucho Rodríguez abrindo o placar em boa finalização de fora da área. 

Definitivamente, o super esquema ofensivo do clube paulista com Dudu, Felipe Anderson e Rony não funcionou como planejado. A equipe não conseguiu produzir no ataque e ainda sofreu bastante com Caio Paulista e Dudu batendo cabeça no lado direito. 

Mas Raphael Veiga, aos 40 minutos, empatou o jogo para o Palmeiras na única finalização que a equipe teve no primeiro tempo. Uma cobrança de falta venenosa, no ângulo esquerdo da meta defendida por Adriel

Raphael Veiga é celebrado após golaço de falta
Raphael Veiga é celebrado após golaço de faltaPEDRO VILELA/Getty Images South America/Getty Images via AFP

Flaco López: predestinado

Artilheiro do Palmeiras em 2024, Flaco López mostrou que tem estrela. O jogo se desenhava muito amarrado e, minutos antes, Jean Lucas, do Bahia, teve um gol anulado. Mas Abel Ferreira confiou no atacante argentino, que mais uma vez "esquentou" o banco de reservas. 

Após seis jogos sem balançar as redes, López selou a vitória do Verdão depois de cruzamento de Vanderlan. Uma cabeçada que foi uma verdadeira pedrada. Inicialmente, o gol não foi confirmado. No banco de reservas, os jogadores do Palmeiras já celebravam com o auxílio da imagem que possuíam do lance. 

Foi então que a arbitragem parou o jogo e o VAR apontou que o tento de López aconteceu, com a bola cruzando a linha do gol por completo. O 22º gol do argentino no ano, o 11º na Série A desta temporada. 

Próximos jogos 

O Bahia volta a campo no próximo domingo (24), contra o Athletico-PR, às 16h, novamente na Fonte Nova. Já o Palmeiras segue longe de casa. O Verdão terá o Atlético-GO como adversário no sábado (23), em Goiânia, às 19h30. 

As notas dos jogadores titulares de Bahia e Palmeiras na partida
As notas dos jogadores titulares de Bahia e Palmeiras na partidaFlashscore