O oitavo e o nono lugar da Série A podem dar vaga na principal competição do continente, dependendo dos campeões da Copa do Brasil, na qual o próprio Vasco é um dos semifinalistas, e da Copa Sul-Americana (e nesse caso, da posição final do Atlético-MG).
Confira a classificação completa do Brasileirão
Com a vitória, o Grêmio chegou ao 11º lugar, com 43 pontos. O Red Bull Bragantino (8º), e o São Paulo (9º, com um jogo a menos) têm 45. Além disso, abriu sete pontos para a zona de rebaixamento.
O Grêmio volta a campo no próximo sábado (22), às 19h30 (Brasília) para visitar o Botafogo. O Vasco, agora em 12º lugar com 42 pontos após a quarta derrota consecutiva, enfrentará o Bahia fora de casa no domingo (23).
Grêmio melhor
O Grêmio foi melhor desde o primeiro minuto, quando Franco Cristaldo exigiu a primeira de uma série de boas defesas de Léo Jardim. O próprio argentino seria responsável por outra, aos 23 minutos, assim como Amuzu.
Chances do adversário não são um evento raro no estilo de jogo do Vasco. O problema foi o pouco que criou com a bola no pé. Praticamente nada, com exceção de uma cabeçada fraca de Puma Rodríguez e uma batida de fora da área de Lucas Piton, depois de Rayan ser desarmado em uma tentativa de arrancada na entrada da área.
O ritmo do jogo baixou um pouco na reta final do primeiro tempo, mas o Grêmio voltou ligado e, logo aos cinco minutos, abriu o placar. O gol veio após movimento de ótimo centroavante de Carlos Vinicius, que dominou o cruzamento com a perna direita e girou batendo com a esquerda.

Aos 18 minutos, o Vasco havia chegado a 67% de posse de bola no segundo tempo e ainda não havia conseguido dar uma finalização sequer. Ao mesmo tempo, o Grêmio quase ampliou com uma batida de média distância de Arthur, após uma disparada de Amuzu pela ponta esquerda.
O Vasco continuou dominando a posse de bola até o fim. E continuou com dificuldades para criar, exceto quando Rayan inventava alguma coisa, como no cruzamento para uma cabeçada perigosa de Vegetti, de longe a melhor oportunidade dos visitantes na partida inteira.
Aproveitando a dinâmica que se apresentava, a seis minutos do fim, Amuzu recebeu o passe de Dodi em contra-ataque, entrou na área e tocou na saída de Léo Jardim para fechar o placar.

