Mais

PRÉVIA: Atlético-MG x Fortaleza; confira análise e principais estatísticas

Se vencer, o Galo vai conquistar a terceira vitória seguida no Brasileirão
Se vencer, o Galo vai conquistar a terceira vitória seguida no BrasileirãoFlashscore

Nesta quarta-feira (12), a Arena MRV vai receber um duelo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, entre Atlético-MG e Fortaleza. A partida coloca frente a frente um Galo em ascensão e um Leão do Pici em apuros na luta pela permanência, gerando cenário de contraste em jogo que pode refletir muito para ambos.

O Atlético-MG está no 9ª lugar, com 43 pontos somados. O time vive momento positivo e não perde no Brasileirão há quatro partidas (3V e 1E). Afastado do risco de rebaixamento, o Galo passa a focar totalmente na final da Copa Sul-Americana, que será no próximo dia 22 de novembro. Antes disso, vai usar os compromissos da Série A como preparação, visto que as chances de ficar dentro do G5 são remotas.

Confira classificação do Brasileirão

Já o Fortaleza ocupa posição a delicada 19º colocado, com 30 pontos somados e dentro da zona de rebaixamento. O Laion vem de empates seguidos diante de Grêmio e Ceará, perdendo a chance de se colocar mais próximo da salvação. O primeiro time fora do Z4 está a cinco pontos de distância e essa diferença precisa ser retirada em apenas seis jogos para que o Leão do Pici siga na elite em 2026. Por isso, o duelo diante do Galo é urgente e a vitória é praticamente imperativa para o Fortaleza respirar na competição.

Duelo direto histórico

Nos últimos cinco confrontos, foram três empates e uma vitória para cada equipe.

Estatísticas de destaque

O Galo marcou sete gols nos últimos dois jogos do Brasileirão, mesma quantidade que havia feito nos 12 jogos anteriores. Se vencer, o Atlético-MG vai conquistar a terceira vitória seguida no Brasileirão, feito que não acontece desde novembro de 2023.

Acompanhe Atlético-MG x Fortaleza com narração ao vivo do Flashscore

O Leão abriu o placar nos últimos quatro jogos que fez na Série A, mas acabou cedendo o empate três vezes (1V e 3E). O Fortaleza sofreu gols em todos os jogos fora de casa diante do Galo na era de pontos corridos do Brasileirão. Ao todo, foram 16 gols sofridos em oito partidas.

Jogadores importantes e ausências

Gustavo Scarpa, do Atlético-MG, tem média de 52,6 ações com bola por partida no Brasileirão e já deu três assistências na competição. Ivan Román, Junior Alonso e Alan Franco foram convocados por suas seleções. Lyanco, Tomás Cuello e Júnior Santos estão lesionados.

Pilar defensivo do Fortaleza, o volante Lucas Sasha tem média de 5,6 bolas recuperadas por partida no Brasileirão. Brítez, Matheus Pereira e Bareiro estão suspensos. João Ricardo, Marcelo Benevenuto, Marinho e Allanzinho ficam de fora por lesão.

Análise de apostas

O cenário sugere um jogo com vantagem para o Atlético-MG, jogando em casa, com melhor momento e histórico favorável. Uma boa aposta é em apontar o Galo como vencedor do primeiro tempo. Outra linha interessante é a de alto número de escanteios no duelo da Arena MRV.