Mais

PRÉVIA: Botafogo x Vasco; confira análise e principais estatísticas

Botafogo e Vasco fazem clássico carioca nesta quarta-feira (5)
Botafogo e Vasco fazem clássico carioca nesta quarta-feira (5)Flashscore

Botafogo e Vasco fazem o clássico carioca da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos. Além da forte rivalidade, o confronto terá como ingrediente extra a briga por vaga na Copa Libertadores de 2026, já que este é o grande objetivo dos dois times nesta etapa da competição.

Notícias da partida e forma atual

O Botafogo aparece em 6º lugar na competição, com 48 pontos conquistados. A forma recente, porém, é instável, com dois empates seguidos e apenas uma vitória nos últimos cinco duelos (1V, 2E e 2D). Na rodada passada, o Glorioso ficou no 0 a 0 diante do Mirassol, em partida tecnicamente abaixo do esperado. Assim, o Fogão não consegue embalar de forma consistente para garantir seu espaço no G5, mas a vaga na Copa Libertadores segue sendo o grande foco neste fim de Brasileirão.

Acompanhe Botafogo x Vasco com narração ao vivo no Flashscore

O Vasco ocupa posição inferior e está em 9º lugar, com 42 pontos somados. Também de olho em uma das vagas na Copa Libertadores, a equipe vem de derrota por 2 a 0 para o São Paulo, dentro de casa, resultado que frustrou os planos de Fernando Diniz e seus comandados, encerrando uma sequência prévia de quatro triunfos seguidos. O momento exige equilíbrio para recuperar a consistência dentro da competição.

Duelo direto histórico

Nos últimos cinco jogos, o Botafogo venceu duas e o Vasco venceu uma. Houve ainda dois empates, ambos pela Copa do Brasil, que o Cruz-Maltino levou a melhor nos pênaltis.

Estatísticas de destaque

O Botafogo perdeu os últimos dois clássicos que fez no Brasileirão, diante de Fluminense e Flamengo. O Fogão está invicto nos últimos três clássicos diante do Vasco (1V e 2E), mas acabou eliminado nos pênaltis nas quartas de final da Copa do Brasil.

O Vasco acertou a trave 16 vezes neste Brasileirão, mais que qualquer outro clube. O Cruz-Maltino nunca venceu três partidas seguidas fora de casa na era de pontos corridos. Esse feito pode acontecer em caso de triunfo neste clássico.

Jogadores importantes a serem observados e jogadores ausentes

Arthur Cabral tem quatro gols com a camisa do Botafogo, sendo que metade deles foram em jogos contra o Vasco. O departamento médico está lotado, com Neto, Bastos, Kaio Pantaleão, Marçal, Montoro, Nathan Fernandes, Matheus Martins e Joaquín Correa.

Philippe Coutinho se firmou como a referência que o Vasco esperava, tendo média de 63 ações com bola por jogo e participação direta em oito gols no Brasileirão (5G e 3A). Paulo Henrique e Nuno Moreira estão suspensos.

Análise de apostas

Considerando o mando de campo, uma aposta sugestiva seria que o Botafogo vença ou que haja pelo menos dois gols da equipe da casa. Outras alternativas interessantes são de que o Fogão marque o primeiro gol e de que ambas equipes marcam.