O clássico surge como um possível divisor de águas para o Juventude. Sempre forte dentro do Estádio Alfredo Jaconi, a equipe já venceu o Grêmio em duas ocasiões nesta temporada: ambas dentro de casa e por 2 a 1, em jogos válidos pelo Campeonato Gaúcho. Vice-lanterna do Brasileirão, com apenas oito pontos, o Juventude busca repetir o feito mais uma vez, para aliviar a pressão que paira no ar junto da tradicional névoa de Caxias do Sul.
Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore
Do outro lado, o Grêmio vem de duas vitórias seguidas - fato que não acontecia há dois meses. No meio de semana, o Tricolor superou em casa o Sportivo Luqueño (PAR), por 1 a 0, e confirmou sua vaga no playoff de oitavas de final da Copa Sul-Americana. Pelo Brasileirão, o último duelo também foi vencido por 1 a 0, diante do Bahia, no fim de semana passado.
Os comandados de Mano Menezes iniciaram esta rodada na 12ª colocação, com 12 pontos conquistados, e querem a vitória no clássico para ampliar a sequência invicta. De quebra, os três pontos poderiam aproximar o Grêmio do pelotão de cima do Brasileirão, dando mais tranquilidade para a pausa do calendário para a Copa do Mundo de Clubes.
Acompanhe Juventude x Grêmio com narração ao vivo no Flashscore
Jogadores a serem observados
Jadson, do Juventude, tem média de 5,5 bolas recuperadas por jogo neste Brasileirão. Referência do Grêmio, o dinamarquês Braithwaite tem dois gols marcados contra o Juventude em três jogos disputados.
Estatística de destaque
Todos os oito pontos conquistados pelo Juventude neste Brasileirão foram dentro do Alfredo Jaconi (2V, 2E e 1D).