O Vasco aproveitou a parada do Brasileirão para se organizar dentro e fora de campo. Além de assegurar novos contratos para Léo Jardim e Coutinho, seus dois principais jogadores, o time também teve tempo para trabalhar com o técnico Fernando Diniz, que havia sido contratado pouco antes da pausa no calendário. Com 13 pontos, na 13ª colocação da tabela, o Cruz-Maltino vê uma vitória no clássico como a oportunidade ideal para iniciar uma arrancada.
Confira a classificação do Brasileirão
Do outro lado, o Botafogo volta ao futebol brasileiro após a campanha na Copa do Mundo de Clubes, que terminou com a eliminação para o Palmeiras, nas oitavas de final. Após a demissão do técnico Renato Paiva, o italiano Davide Ancelotti - filho de Carlo Ancelotti - foi contratado como treinador do Fogão e deve estrear neste sábado. O time tem 18 pontos somados e ocupa a 8ª posição na tabela.
Confronto direto
Em todas as competições, foram disputados 321 jogos entre as duas equipes, com 89 vitórias do Botafogo, 96 empates e 136 triunfos do Vasco.
Estatísticas e sequências em alta
O Vasco é o time que mais marcou gols de cabeça neste Brasileirão (6G).
Palco do duelo, o Estádio Mané Garrincha nunca foi palco de uma vitória do Vasco pelo Brasileirão (3E e 6D).
Siga Vasco x Botafogo com narração ao vivo do Flashscore
Apenas um dos últimos 12 jogos entre Vasco e Botafogo terminou empatado, considerando todas as competições. O Botafogo tem seis vitórias nessa sequência.
Pilar do meio-campo botafoguense, o volante Marlon Freitas teve média de 4,8 desarmes durante a Copa do Mundo de Clubes.
Destaques e desfalques
Camisa 10 do Vasco, o meia Coutinho tem 80% de passes certos no último terço do campo. Adson, com uma fratura na tíbia, volta a ser desfalque no Cruz-Maltino.
O zagueiro Barboza foi líder do Botafogo em duelos vencidos (35) e desarmes (19) durante a Copa do Mundo de Clubes. Bastos e Jeffinho, lesionados, não entram em campo.
Dica de aposta
Mesmo como visitante, o Botafogo é cotado como favorito para o clássico deste sábado.