O Vasco vive o pior momento entre a dupla. Após ser goleado na Copa Sul-Americana pelo Independiente Del Valle (EQU), por 4 a 0, no meio de semana, os jogadores receberam pressão de torcedores no CT do clube. No Brasileirão, são três derrotas e duas vitórias nos últimos cinco jogos, o que inclui um revés doloroso diante do Botafogo, no clássico do último fim de semana. Os comandados de Fernando Diniz estão na 15ª posição, com 13 pontos.
O Grêmio aparece em 12º lugar, com 16 pontos. Também foi derrotado no meio de semana pela Copa Sul-Americana: 2 a 0, diante do Alianza Lima (PER). No Brasileirão, a última partida também não deixou boas lembranças: goleada fora de casa, diante do Cruzeiro, por 4 a 1. Um triunfo no Rio de Janeiro traria alívio e mais tranquilidade para o time comandado por Mano Menezes.
Siga Vasco x Grêmio em tempo real
Histórico do duelo
Nos últimos dez confrontos, o Grêmio venceu seis vezes, o Vasco duas e houve um empate.
Estatísticas de destaque
Considerando todas as competições, o Vasco tem 44 gols marcados e 44 gols sofridos em 2025.
Nos últimos dois anos, Vasco e Grêmio conseguiram vencer seus jogos em casa nos duelos diretos pelo Brasileirão (2V para cada)
No entanto, nos últimos dois jogos, Vasco e Grêmio sofreram seis gols cada - considerando Brasileirão e Copa Sul-Americana.
O Grêmio tem a terceira pior defesa do Brasileirão, com 19 gols sofridos - ao lado do Fortaleza. Juventude (24) e Sport (20) ficam abaixo.
Jogadores importantes a serem observados e jogadores ausentes
Pablo Vegetti, do Vasco, tem 19 gols marcados em 33 jogos na temporada de 2025. Neste Brasileirão marcou de cabeça metade dos oito gols que anotou. Coutinho, com dores musculares, é desfalque provável.
Mathias Villasanti, do Grêmio, é peça importante na engrenagem do meio-campo tricolor. Ele tem média de 9,5 bolas recuperadas por jogo. Cuéllar e Monsalve estão lesionados.
Análise de apostas
É possível prever um jogo aberto e com chances para os dois lados. Uma boa aposta é investir em mais de 2,5 gols em São Januário para Vasco e Grêmio.