Mais

Robinho Jr. estreia no Brasileirão pelo Santos, que revelou e lançou seu pai ao mundo

Robinho Jr se emocionou ao encerrar jogo de estreia no profissional do Santos
Robinho Jr se emocionou ao encerrar jogo de estreia no profissional do SantosČTK / AP / Jota Erre
O meia-atacante Robinho Jr, filho do ex-jogador Robinho, estreou no Brasileirão nesta quarta-feira (16) no confronto entre Santos e Flamengo. Aos 17 anos, o jovem jogador começa a carreira no clube que revelou e tornou famoso seu pai, hoje preso pelo estupro de uma jovem albanesa em 2013.

O Peixe venceu o Flamengo por 1 a 0 com um gol do astro Neymar, que dividiu os holofotes com Robinho Jr. Com o número 7 na camisa, o estreante entrou aos 21 minutos do segundo tempo ao lado de Diego Pituca, nas primeiras mudanças do técnico Cléber Xavier. Neymar, 18 minutos depois, marcou o gol.

Confira os detalhes de Santos 1 x 0 Flamengo

"Ele tem qualidade. Eu queria um jogador para jogar um contra um. O jogo exigia isso e tínhamos que fazer isso ou eles nos matariam", disse Xavier em uma coletiva de imprensa sobre a aposta no jovem, que é tão imaginativo e tecnicamente talentoso quanto o pai foi.

O ajuste deu mais liberdade a Neymar. Robinho Jr. havia participado de um amistoso em 10 de julho e deu uma assistência na vitória de 3 a 1 do Santos sobre a Desportiva Ferroviária.

Não é fácil estar em seu lugar

Nascido em 17 de dezembro de 2007, quando o pai jogava no Real Madrid, Robinho Jr. brilhou nas categorias de base do Santos. A cláusula de rescisão do contrato com o clube é de 50 milhões de dólares.

O legado do pai é onipresente, tanto para o bem, pelos grandes momentos que deixou em campo com o Peixe, quanto para o mal, pela pena de nove anos de prisão que cumpre pelo estupro coletivo de uma mulher albanesa em uma discoteca em Milão.

Veja a classificação do Brasileirão

"Ele tem muito potencial. A semelhança com o pai é muito grande, além do que o pai está passando. O menino tem uma cabeça boa, é muito forte, porque não é fácil estar no lugar dele, com a pressão que o nome dele traz. Ele é um garoto de bom coração", disse Neymar.

Ascensão e queda

Um gênio da bola, com as famosas bicicletas aprendidas nos primeiros dias de futsal, Robinho teve uma ascensão meteórica. O surgimento no Santos, com títulos do Brasileirão em 2002 e 2004 e uma derrota na final da Copa Libertadores em 2003 para o Boca Juniors, de Carlos Bianchi, lhe rendeu o rótulo de “o novo Pelé”.

Assim, chegou ao Real Madrid de “Los Galácticos” para jogar ao lado de lendas como Ronaldo, Zinedine Zidane, David Beckham e Raúl, enquanto ganhava destaque na Seleção Brasileira, com a qual conquistou a Copa América em 2007 e a Copa das Confederações em 2005 e 2009.

Estatísticas de Robinho
Estatísticas de RobinhoFlashscore

O próprio Pelé o chamava, em tom de brincadeira, de “Robinho do Nascimento”, um trocadilho com seu próprio nome.

Apesar de ter vencido duas ligas espanholas com o Real Madrid, um buraco negro engoliu “Los Galácticos” e uma renovação estava chegando com Cristiano Ronaldo como a pedra fundamental. Robinho continuou na Europa com o Manchester City e o Milan, mas o brilho começou a apagar, mesmo com um título italiano. 

O ponto final

Um retorno ao Brasil com o Santos e passagens pela China e Turquia completaram uma carreira que terminou em 2020. Em 2014, soube-se que ele estava sendo investigado na Itália pela denúncia que o levou à prisão. O sistema judiciário italiano o considerou culpado em 2017, uma decisão ratificada em 2022.

Desde março de 2024, quando se entregou às autoridades, Robinho está cumprindo pena de prisão em São Paulo, já que o Brasil não extradita seus cidadãos. O ex-atacante de 41 anos alega que o relacionamento com a jovem era consensual.

“O tempo passa”

Neymar tem boas lembranças de Robinho, que, ao retornar ao Santos em 2009, o apadrinhou quando o Príncipe do Santos era uma criança prodígio. Agora, quer fazer o mesmo com Robinho Jr.

"Eu torço muito por ele. Eu o conheci quando ele era um garotinho e hoje ele joga ao meu lado. O tempo passa", disse o camisa 10.