Mais

Santos empata com Ceará, completa 4º jogo sem vitórias e segue na vice-lanterna

Santos não conseguiu vencer de novo no Brasileirão
Santos não conseguiu vencer de novo no BrasileirãoAnderson Romão/AGIF/AGIF via AFP
Santos e Ceará empataram em 0 a 0 na noite desta segunda-feira (12), no Allianz Parque, pelo encerramento da 8ª rodada da Série A do Brasileirão. Um resultado pior para o Peixe, que completou o quarto jogo sem vitórias na elite do futebol nacional e vive uma situação complicada.

O Santos é o penúltimo colocado na tabela de classificação, com apenas cinco pontos, uma campanha que só não é pior do que o Sport, lanterna com dois. Foi o segundo empate do Peixe no Brasileirão. A equipe tem apenas uma vitória e soma cinco derrotas.

Confira a classificação do Brasileirão no Flashscore 

A equipe não terá vida fácil, isso porque volta a campo no domingo (18), na Neo Química Arena, para o clássico contra o Corinthians, às 16h (de Brasília). Durante a partida, o técnico Cléber Xavier promoveu a estreia de Zé Rafael, ex-Palmeiras, e ainda acionou Gabriel Veron, que chegou a ser afastado por indisciplina. A entrada desse último não foi bem recebida pela torcida, que criticou o comandante do Peixe. 

Do outro lado, o Ceará segue sem vencer fora de casa no Brasileirão. Apesar disso, o empate foi bem avaliado pelo time, que chegou ao terceiro jogo sem derrotas no torneio nacional, com dois empates e uma vitória nesta sequência. 

O time comandado pelo técnico Léo Condé subiu para a 6ª posição, com 12 pontos. A equipe nordestina volta a campo no sábado (17), contra o Sport, às 16h, no Castelão. 

As estatísticas do empate sem gols entre Santos e Ceará
As estatísticas do empate sem gols entre Santos e CearáOpta by Stats Perform

Veja como foi Santos 0 x 0 Ceará 

Faltou o principal

Apesar de protagonizarem uma primeira etapa muito movimentada, Santos e Ceará não tiveram tantas chances claras para tirar o zero do marcador. Um lance que movimentou o Allianz nos primeiros 45 minutos foi uma cobrança de escanteio de Lucas Mugni que quase terminou em gol olímpico. 

A conclusão ousada do jogador do Ceará foi evitada pelo goleiro Gabriel Brazão. Outro que teve chance de concluir a gol pelo time visitante foi Pedro Henrique

Pelo lado do Santos, Rollheiser e Soteldo foram os principais destaques, tendo oportunidades e infernizando a defesa do Vozão. Mas o placar se manteve inalterado, especialmente porque o Peixe não foi eficaz no jogo criativo, abusando da ligação direta e nos cruzamentos para a área. Thaciano fez mais um jogo complicado, não à toa recebeu vaias dos torcedores. 

Brazão foi fundamental para o empate no Allianz Parque
Brazão foi fundamental para o empate no Allianz ParqueANDERSON ROMÃO/AGIF/AGIF via AFP

Tudo igual na capital

O cenário não mudou muito na etapa final, com o Santos insistindo no chuveirinho para a área. Aos 15 minutos, Tomás Rincón reclamou de pênalti em disputa de bola dentro da área. Apesar da reclamação, o VAR não recomendou a revisão do lance e o jogo foi retomado. 

Dois minutos depois, Pedro Raul quase abriu o placar para o Vozão, chutando próximo à trave de Brazão. Aos 25 foi a vez do Peixe assustar com Tiquinho Soares. O centroavante matou bonito no peito e chutou para a grande intervenção de Fernando Miguel

Pedro Raul e Zé Ivaldo se desentendem durante a partida
Pedro Raul e Zé Ivaldo se desentendem durante a partidaANDERSON ROMÃO/AGIF/AGIF via AFP

Nos minutos finais, o jogo ficou aberto. Aos 48, o Ceará quase matou o jogo, mas Brazão evitou o pior. Na sequência, no último lance da partida, Veron conectou Deivid Washington. O atacante santista saíria na cara do gol, mas Willian Machado foi no timing certo para tocar na bola e evitar o pior. Inicialmente, a arbitragem entendeu que o defensor do Vozão tocou no atacante santista, o expulsando de campo. O VAR, todavia, foi acionado e o vermelho retirado.

Após o apito final, a torcida santista não perdoou o time, xingando o elenco e também a direção. São quatro jogo sem vencer no Brasileirão e cinco no retrospecto geral. 

As notas dos jogadores titulares de Santos e Ceará na partida
As notas dos jogadores titulares de Santos e Ceará na partidaFlashscore

Maior público do Allianz no Brasileirão 

O primeiro jogo do Santos no ano na capital paulista registrou recorde de público, com 35.240 pagantes assistindo ao duelo no Allianz para uma renda de R$ 2.806.052,90. Este foi o maior público do estádio na Série A deste ano, superando a média de 31 mil pessoas registrada pelo Palmeiras até então. 

Neymar é homenageado no Allianz

Sem jogar desde a quarta rodada do Brasileirão, quando o Santos venceu o Atlético-MG por 2 a 0, Neymar foi ao gramado do Allianz para ser homenageado pela marca de 100 jogos com a camisa do Peixe na Vila Belmiro. Ele acenou para a torcida santista presente e recebeu o tributo entregue pela diretoria do Peixe. O camisa 10 vem se recuperando de uma lesão no músculo semimembranoso da coxa esquerda.