Revelado pela Universidad Católica, Tapia se destacou em 2024, com 11 gols em 33 jogos. O desempenho rendeu convocações para a seleção chilena. O atacante se transferiu para o River neste ano, mas teve pouco espaço: atuou em sete partidas e não marcou.
“Estou muito feliz e emocionado. Quando me procuraram para vir para cá, não tive dúvida. A verdade é que tinha muita vontade. O São Paulo é o maior do Brasil e vou sempre me doar ao máximo pelo clube”, disse Gonzalo Tapia ao site oficial do clube.
Tapia chega para reforçar o ataque do São Paulo em meio às lesões de Lucas Moura, Calleri e Ryan Francisco — os dois últimos não devem mais jogar em 2025. O chileno pode atuar como centroavante ou ponta pelos dois lados.
Gonzalo Tapia era monitorado pelo São Paulo antes de se transferir para o River Plate. A chegada do técnico Hernán Crespo reaqueceu o interesse tricolor pelo atacante, revelou o diretor de futebol, Carlos Belmonte.

"Procuramos o River Plate, clube com o qual temos um bom relacionamento, e conseguimos viabilizar essa contratação", explicou Belmonte.
Registrado no BID da CBF, Tapia está liberado para estrear pelo São Paulo. A equipe faz clássico contra o Corinthians neste sábado (19), às 21h, pela 15ª rodada do Brasileirão.