Os donos da casa foram bem superiores na etapa inicial, antes do Grêmio melhorar sua postura nos 45 minutos finais, não conseguindo a recompensa por sua evolução em campo. O time gaúcho parou no goleiro Rafael precisou se contentar com a derrota para seguir brigando contra as últimas posições.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
O São Paulo, empurrado por mais de 53 mil torcedores, entrou no G4 ao chegar aos 30 pontos e se reabilita após derrota, na última rodada, fora de casa, para o Atlético-MG. Nos últimos seis jogos do Tricolor Paulista no campeonato, foram cinco vitórias, desempenho que tem mantido o time na parte de cima da tabela.
O Grêmio, pior visitante do Brasileirão, segue sem vencer fora de casa. Nos últimos 12 jogos na Série A, o time teve apenas uma vitória, somando agora quatro jogos seguidos sem passar pelo seu adversário.
O time gaúcho, que não teve o técnico Renato Portaluppi no banco de reservas, gripado, segue na antepenúltima posição, preso no G4, com 11 pontos, a cinco pontos do primeiro time fora da zona vermelha.
Na próxima rodada, o São Paulo visita o Juventude no domingo (21), às 18h30, com a partida marcada para acontecer no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Grêmio joga, no mesmo dia, às 11h, em casa, contra o Vitória.
Dono do jogo
O São Paulo foi dono das ações no primeiro tempo. O Grêmio, muito por causa da postura dos anfitriões, foi inoperante. O Tricolor Paulista aproveitou para dominar o duelo nos dois lados do campo. Quando perdia a bola, logo fazia uma forte marcação para recuperá-la. Com ela nos pés, acelerava para tentar levar perigo, ficando boa parte do tempo no seu campo de ataque.
O Grêmio não esperava sair atrás do placar tão cedo. Logo aos 9 minutos, o São Paulo trocou passes até Lucas Moura receber na entrada da área. O pouco espaço foi suficiente para ele dominar e acertar um chute forte e rasteiro, que beijou a bochecha da rede de Marchesín, colocando o Tricolor na frente. O Grêmio foi finalizar pela primeira vez aos 43 minutos, com Pavón quase acertando o ângulo de Rafael.
Veja os detalhes de São Paulo x Grêmio
Grêmio acorda
O Imortal fez duas mudanças no intervalo e, em 15 minutos, criou mais do que no primeiro tempo inteiro, com quatro oportunidades claras de gol.
Carballo, que tinha saído do banco, desperdiçou grande chance, com Soteldo lhe fazendo companhia. Sem Alisson, que precisou deixar o campo lesionado, o São Paulo não era o mesmo e quase foi castigado.
O time da casa precisou reagir diante da melhora do Grêmio e perdeu boas chances com Luciano e Galoppo. O Grêmio seguiu insistente, exigindo do goleiro Rafael, que apareceu bem quando chamado para segurar um placar que tinha cara de que seria positivo, mas com menos sofrimento do que foi visto.