Mais

Textor abre nova empresa para "recomprar" Botafogo e separá-lo do Lyon

Botafogo se tornou prioridade dos negócios de John Textor
Botafogo se tornou prioridade dos negócios de John TextorDaniel RAMALHO / AFP / Profimedia
John Textor quer "recomprar" o Botafogo para trocar a empresa responsável pelas ações do clube. O americano abriu uma nova companhia nas Ilhas Cayman, a Eagle Football Group (EFG), a fim de tirar a SAF alvinegra da Eagle Football Holding (EFH), dona do Lyon.

O objetivo de Textor é tornar o Botafogo "mais saudável financeiramente", segundo o jornal O Globo. A nova empresa tem o mesmo nome de um grupo paralelo da holding, antes chamado de OL Groupe.

Confira a classificação do Brasileirão

O "braço" da EFH controla a rotina do Lyon, mas sofreu com os problemas administrativos e financeiros que colocaram em risco a permanência da equipe na primeira divisão da França. Como consequência, Textor foi afastado do comando do clube.

Os atritos entre Textor e os sócios da EFH — do qual o americano ainda faz parte — poderiam ter acabado com um afastamento do empresário da holding, mas a situação foi revertida.

Agora, o dono do Botafogo vai comprar o clube com a nova empresa das Ilhas Cayman e listá-la na Bolsa de Valores de Nova York com uma Oferta Pública Inicial (IPO, em inglês).

O objetivo de Textor é tornar a EFG uma empresa de capital aberto. Dessa forma, a companhia emite ações no mercado de valores, que podem ser compradas por investidores.

John Textor, dono da SAF do Botafogo
John Textor, dono da SAF do BotafogoVítor Silva/Botafogo

Para que a reformulação do empresário aconteça, seria positivo que a EFG também fosse dona de um grande clube europeu, como "forte parceiro". Fontes do Botafogo afirmaram a O Globo que Textor pretende adquirir um time inglês.

O Molenbeek, da segunda divisão belga, também será administrado pela EFG.