Mais

Top 10: As principais saídas do futebol brasileiro na janela

Estêvão trocou o Palmeiras pelo Chelsea
Estêvão trocou o Palmeiras pelo ChelseaCesar Greco/Palmeiras
A janela do meio do ano do futebol brasileiro, que começou em 10 de julho e se encerrou nesta terça-feira (2), rendeu importantes chegadas, mas também saídas que serão sentidas em alguns dos principais clubes do Brasileirão.

Nesta matéria, reunimos as 10 saídas mais expressivas de jogadores da Série A para o futebol estrangeiro.

Confira as principais notícias do mercado da bola

Confira abaixo o Top 10.

1. Estêvão

Antes mesmo de completar 18 anos, o atacante Estêvão já havia sido negociado pelo Palmeiras com o Chelsea. A contagem regressiva do jogador no Verdão terminou na Copa do Mundo de Clubes, em confronto justamente com seu futuro clube, que rendeu a eliminação palmeirense.

Estêvão foi negociado por 61,5 milhões de euros (45 milhões fixos e outros 16,5 milhões em metas a serem batidas) e não demorou a dar resultados para os Blues. Depois de marcar seu primeiro gol pelo clube na pré-temporada, ele já deu sua primeira assistência com a nova camisa na 2ª rodada da Premier League.

2. Gerson

O Flamengo não pôde resistir à pesada investida do Zenit-RUS por Gerson. O jogador foi negociado por 25 milhões de euros, rendendo uma lucrativa transferência aos cofres do Rubro-Negro.

Apesar da tentativa de última hora do Al-Nassr de atravessar o negócio, Gerson foi para o futebol russo, mesmo sem apresentar muita empolgação em sua apresentação no clube do leste europeu. 

3. Igor Jesus

O atacante que já acumulava convocações para a Seleção Brasileira não demorou a atrair atenção do futebol estrangeiro. O Nottingham Forest o contratou por 20 milhões de euros, levando também o zagueiro Jair, seu companheiro de clube no Botafogo.

O lucro para o Glorioso foi enorme, uma vez que o clube carioca o havia contratado gratuitamente em 2024, após encerramento do contrato do jogador com o Shabab Al-Ahli-EAU. 

Números de Igor Jesus
Números de Igor JesusFlashscore

4. Jhon Arias

O atacante colombiano viu o Fluminense cumprir o acordo de negociá-lo com o futebol estrangeiro assim que uma boa proposta aparecesse.

Os 22 milhões de euros oferecidos pelo Wolverhampton, da Premier League, foram a deixa para que Arias fizesse as malas e cumprisse o objetivo de jogar na principal liga do planeta. 

Pelo Fluminense, Arias deixou sua marca com boas atuações, virando ídolo da torcida com gols e um empenho elogiável pelo lado direito do campo - tanto ofensiva como defensivamente. 

5. Wesley

Com apenas 21 anos, Wesley despertou a atenção do futebol estrangeiro, mais precisamente da Roma. A recepção no aeroporto da capital italiana já mostrou ao jovem a expectativa da torcida em seu futebol. 

O Flamengo o negociou por 25 milhões de euros, com a presença na Serie A podendo render importante amadurecimento ao jogador, que fez o gol da vitória do novo clube logo na estreia do Campeonato Italiano. 

6. Rubens

O volante, meia e lateral-esquerdo do Atlético-MG deixou uma importante lacuna no elenco, pois nenhum jogador possuía sua versatilidade. O Galo negociou sua revelação com o Dínamo de Moscou por 9 milhões de euros.

Rubens vivia, em 2025, seu melhor período com a camisa alvinegra, firmando-se como titular do time.

7. Richard Ríos

O volante colombiano foi negociado pelo Palmeiras com o Benfica por 30 milhões de euros e não demorou a vencer seu primeiro título com as Águias - a Supercopa de Portugal. O Alviverde ficou com 70% do valor da negociação, uma das cinco maiores da história do clube. 

A regularidade no meio-campo do time de Abel Ferreira e as presenças constantes na seleção do seu país fizeram Ríos despertar o interesse estrangeiro, que aumentou ainda mais com sua boa participação na Copa do Mundo de Clubes. 

8. Jair

O zagueiro de 20 anos durou apenas seis meses no Botafogo, depois de ser contratado junto ao Santos. O Glorioso aceitou uma proposta de 12 milhões de euros do Nottingham Forest, da Inglaterra. 

Números de Jair
Números de JairFlashscore

9. Gregore

O Botafogo renovou o contato de Gregore em abril deste ano, até 2028, ciente do possível avanço de clubes estrangeiros. O jogador foi alvo do Atlético-MG no começo do ano e, no meio de 2025, ficou difícil segurá-lo. A oferta do Al-Rayyan, do Catar, de US$ 7 milhões, fez o jogar rumar para o mundo árabe por um salário que dificilmente ganharia no Brasil.

No clube árabe, Gregore reencontrou o técnico Artur Jorge, com quem foi campeão da Libertadores e do Brasileirão pelo Bota. 

10. David Luiz

A passagem do zagueiro ex-Benfica, PSG e Chelsea pelo Fortaleza durou menos do que a torcida do Laion imaginava. David Luiz chegou no começo do ano, sem custos, vindo do Flamengo, mas nunca conseguiu se firmar como titular. 

Neste mês de agosto, uma proposta do Pafos, do Chipre, foi aceita pelo Fortaleza, que liberou uma de suas referências, pelo menos em termos de nomes mais conhecidos. 

Números de David Luiz
Números de David LuizFlashscore