Mais

Vasco cede empate no fim para Ceará e se mantém próximo do Z4 no Brasileirão

O Vasco cedeu o empate duas vezes e saiu com gosto amargo da partida contra Ceará
O Vasco cedeu o empate duas vezes e saiu com gosto amargo da partida contra CearáThiago Ribeiro/AGIF via AFP
Vasco e o Ceará empataram em 2 a 2 neste domingo (14), pela 23ª rodada do Brasileirão, em São Januário. A partida que encerrou o fim de semana foi bastante agitada. O Cruz-Maltino abriu o placar com uma bela cobrança de falta de Philippe Coutinho, mas viu Antonio Galeano empatar para o Vozão. No segundo tempo, Carlos Cuesta colocou o Vasco novamente na frente, porém o time cearense voltou a reagir e chegou à igualdade no último ataque, através de Pedro Henrique.

Empolgado pela classificação na Copa do Brasil, o Vasco não transformou a animação em bom resultado no Brasileirão e segue perigosamente próximo do Z4. Com o empate em casa, o Cruz-Maltino chegou aos 23 pontos e ocupa a 15ª posição, um ponto acima da zona de rebaixamento.

Veja a classificação atualizada do Brasileirão

Uma das sensações do Brasileirão no 1º turno, o Ceará vive uma fase complicada e só venceu um dos últimos seis jogos. No entanto, pelo contexto da partida, o empate no Rio de Janeiro deve ser celebrado pelo Vozão, já que permanece em 11º, agora com 27 pontos. A esperança da equipe cearense é a folga de calendário até o fim da temporada, pois só terá a Série A para disputar.

Os dois times agora terão semana cheia de trabalho e só voltam a atuar na 24ª rodada do Brasileirão. O Ceará recebe o Bahia no sábado (20); o Vasco enfrenta o Flamengo em clássico no domingo (21).

As estatísticas de Vasco 2x2 Ceará
As estatísticas de Vasco 2x2 CearáOpta by StatsPerform

Início agitado

O duelo em São Januário começou movimentado e com um Vasco bem ao estilo Fernando Diniz, marcando alto e adotando uma postura ofensiva. Na primeira boa chance, o Cruz-Maltino abriu o placar. Philippe Coutino cobrou falta com categoria e colocou no canto direito do goleiro.

Contudo, a vantagem vascaína não duraria muito por um erro próprio. Mateus Carvalho errou na saída de bola e a entregou para um Ceará preparado para aproveitar qualquer vacilo. Paulo Baya finalizou para defesa de Léo Jardim e Galeano estufou a rede no rebote.

Roteiro repetido

Depois de um fim de primeiro tempo em que o Ceará quase virou, o Vasco voltou melhor no segundo tempo e controlou as ações. As coisas melhoraram para os mandantes quando Rodriguinho foi expulso, pouco depois de entrar na partida. Aproveitando o embalo, o Gigante da Colina fez 2 a 1 e parecia ter encaminhado a vitória.

O Ceará arrancou o empate nos acréscimos em São Januário
O Ceará arrancou o empate nos acréscimos em São JanuárioFelipe Santos/Ceará SC

Mas, em roteiro repetido do primeiro tempo, o Vasco sofreu empate novamente com erro defensivo claro. Em falha de Paulo Henrique no último ataque do Vozão, Fernandinho finalizou, Léo Jardim deu rebote e Pedro Henrique colocou na rede, dando números finais.

Veja todos os detalhes de Vasco 2x2 Ceará