O resultado fez o Vasco seguir perigosamento próximo da zona de rebaixamento. O Cruz-Maltino chegou aos 14 pontos e agora é 14º colocado, 2 pontos à frente do Vitória, atual 17º. Esse foi o sexto jogo de Série A do clube carioca na atual passagem de Fernando Diniz. Até agora, são duas vitórias, um empate e três derrotas.
Veja a classificação atualizada do Brasileirão
Com o empate, o Grêmio chegou ao terceiro jogo seguido sem vitória na Série A, mas conseguiu evitar uma derrota fora de casa. O Imortal agora ocupa a 13ª posição, ainda com uma vantagem de 3 pontos em relação ao Z4. A campanha como visitante, no entanto, continua abaixo do esperado: o Tricolor Gaúcho soma uma vitória, dois empates e quatro derrotas longe da sua torcida.
Os dois times agora se concentram em seus duelos decisivos pela fase de playoff da Sul-Americana. O Vasco enfrenta o Independiente Del Valle na terça-feira (22); o Grêmio duela com o Alianza Lima na quarta (23).

Vasco domina
O duelo em São Januário teve um cenário bem claro desde o princípio. O Vasco teve mais a posse e empurrou o Grêmio contra a sua área. O Imortal, por sua vez, tentava ameaçar explorando a zaga adiantada do Cruz-Maltino, mas chegou pouco ao gol de Léo Jardim. No primeiro tempo, as raras oportunidades dos visitantes pararam no bom goleiro vascaíno.
O Vasco cresceu na reta final do primeiro tempo e marcou com Hugo Moura. Porém, o gol foi anulado por impedimento de Pablo Vegetti na origem da jogada. O mesmo centroavante ainda acertou a trave antes do intervalo.
Grêmio arranca empate
O segundo tempo seguiu na mesma dinâmica, com o Vasco mais próximo do gol e controlando a posse. Após alguns chutes perigosos de Rayan, o time de Fernando Diniz aproveitou cobrança de escanteio para se colocar à frente. Lucas Freitas dominou a bola após desvio e bateu na saída de Tiago Volpi.

O Vasco teve chances de ampliar, mas acabou sofrendo o empate. Pavón cruzou na área e encontrou Gustavo Martins nas costas da zaga. O defensor cabeceou bem e deslocou Léo Jardim para balançar a rede. Minutos depois, André Henrique quase virou em finalização de cobertura no travessão. O resultado foi ruim para ambos e a torcida cruz-maltino protestou ao fim do jogo.