O Vasco venceu o Cruzeiro por 2 a 0 neste sábado (27), em São Januário, pela 25ª rodada do Brasileirão. O Cruz-Maltino abriu o placar no começo, com Rayan, e controlou o primeiro tempo. Paulo Henrique matou o jogo na etapa final em um vacilo da defesa celeste.
O Vasco pegou o elevador na tabela e subiu para o 10º lugar, com 30 pontos, oito à frente da zona de rebaixamento. O Cruz-Maltino chegou a sete jogos invicto (3V, 4E), algo que não ocorria desde as rodadas iniciais do Campeonato Carioca, entre janeiro e fevereiro.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Já o Cruzeiro estacionou nos 50 pontos, em 2º lugar, e perdeu a chance de assumir a liderança. O resultado encerrou a série de seis vitórias seguidas da Raposa e a invencibilidade de cinco meses como visitante. Eram oito vitórias e quatro empates fora desde a derrota para o Palestino em abril.
Os times voltam a campo no meio de semana para a 26ª rodada da Série A. O Vasco visita o Palmeiras na quarta-feira (1º), às 19h, no Allianz Parque; o Cruzeiro faz mais um jogo no Rio e encara o Flamengo na quinta (2), às 20h30, no Maracanã.

Fim de dois jejuns
O Vasco venceu o Cruzeiro pela primeira vez desde junho de 2022, após três derrotas e três empates. Como a vitória anterior foi pela Série B, o Cruz-Maltino encerrou um jejum de seis anos contra a Raposa na Série A.
Veja todos os detalhes de Vasco x Cruzeiro
O outro tabu quebrado é impressionante: o Vasco ganhou um jogo contra Cássio pela primeira vez na história. O goleiro tinha um retrospecto de 11 vitórias e sete empates diante dos cariocas — a grande maioria pelo Corinthians (10V, 6E).

Paulo Henrique decisivo
Paulo Henrique participou dos dois gols e comandou a vitória do Vasco sobre o Cruzeiro. Logo aos oito minutos, o lateral-direito cruzou de canhota para Rayan marcar de cabeça. O gol saiu ao melhor estilo Fernando Diniz, com uma longa troca de passes e uma bela inversão de Puma Rodríguez, que clareou a jogada.
O lance simbolizou o bom momento do Vasco e a atuação na primeira etapa, com a confiança em alta para executar a proposta do treinador. No segundo tempo, aos 16, Paulo Henrique aproveitou um presente do Cruzeiro e fechou o placar, novamente de esquerda — o primeiro gol do lateral no Brasileirão.

Erro fatal freia reação do Cruzeiro
O Cruzeiro havia buscado a vitória de virada em seus dois jogos anteriores, mas desta vez a reação não veio. A Raposa melhorou no segundo tempo e flertou com o empate até falhar feio na defesa.
O segundo gol do Vasco saiu em uma lambança de Kaiki e Matheus Henrique — que tinha acabado de entrar. O lateral deixou a bola passar ao tentar dominá-la; o volante acabou dando uma assistência para Paulo Henrique na tentativa de corte.
