Mais

Vasco vence Vitória no suspiro final em jogo de 7 gols e abre 8 pontos para o Z4

Dois gols de Rayan no 2° tempo ajudaram na reação do Vasco
Dois gols de Rayan no 2° tempo ajudaram na reação do VascoThiago Ribeiro / AGIF / AGIF via AFP

O Vasco venceu o Vitória por 4 a 3, neste domingo (5), em São Januário, pela 27ª rodada do Brasileirão. Nuno Moreira, Rayan (2) e GB fizeram os gols do Vasco, com Cantalapiedra, Lucas Halter e Cáceres anotando para os baianos.

Com o resultado, o Vasco sobe para a 10ª posição, com 33 pontos, abrindo 8 pontos para o Z4. O Vitória abre a zona vermelha, na 17ª posição, com 25 pontos. Esta foi a terceira vitória seguida do Vasco em seu estádio, com o time sofrendo apenas uma derrota nos últimos nove jogos (4V e 4E). O Leão da Barra perdeu 4 dos últimos 5 jogos (1V). 

Confira a classificação atualizada do Brasileirão

Em duelo de times que brigam na parte de baixo da classificação, o empate não era o melhor dos cenários para nenhum dos lados.

Depois de sair atrás, o Vasco fez sua torcida suar friar ao sofrer a virada, sendo obrigado a correr atrás do prejuízo. A reação veio somente no segundo tempo, com as mudanças no intervalo ajudando diante de um aguerrido Vitória, que não se deu por vencido, mesmo com um jogador a menos, para buscar o empate. No último lance do jogo, GB fez o da virada, de cabeça. 

Na próxima rodada, o Vasco visita o Fortaleza no dia 15. O Vitória tem clássico contra o Bahia, como mandante, no dia seguinte. 

Veja os detalhes de Vasco x Vitória

Números do jogo
Números do jogoOpta by Stats Perform

Gol no começo e virada baiana

O Vasco abriu o placar logo aos 6 minutos em falha da defesa baiana. Rayan perdeu a bola, mas contou com cochilo da defesa para recuperar a posse e deixar com Paulo Henrique. O lateral cruzou na cabeça do português Nuno Moreira, que cumprimentou com firmeza para inaugurar o marcador.

Jogo em São Januário teve fortes emoções
Jogo em São Januário teve fortes emoçõesFlashscore

O time da casa não demorou a mostrar suas fragilidades defensivas. Sem a posse de bola, o Cruz-Maltino via o Vitória criar chances e assustar. Aos 26 minutos, Erick se desvencilhou bem da marcação e enfiou bela bola para Cantalapiedra em ótima condição.

O espanhol aproveitou a liberdade para fuzilar rasteiro e cruzado, vencendo o goleiro Léo Jardim. O estádio de São Januário voltou a se calar aos 34 minutos quando Lucas Halter virou. A cobrança de falta da intermediária achou o zagueiro nas costas da zaga, que viu o defensor apenas escorar no contrapé de Jardim para colocar fogo no jogo.

Nuno Moreira abriu o placar em São Januário
Nuno Moreira abriu o placar em São JanuárioDikran Sahagian

Reação vascaína

O Vasco voltou com mudanças para o segundo tempo, que logo surtiram efeito. Aos 7 minutos, Paulo Henrique enfiou boa bola para Andrés Gómez, que cruzou para Rayan completar de carrinho, debaixo do gol, para fazer São Januário explodir novamente. 

Uma jogada de bola aérea rendeu pênalti para os donos da casa, com o lateral Raúl Cáceres abrindo demais o braço na dividida pelo alto. Rayan foi pra bola e deslocou Lucas Arcanjo para fazer a torcida respirar aliviada, chegando a vez dos baianos terem a pressão ao seu lado. 

A situação do Vitória piorou quando Halter foi expulso, com o zagueiro recebendo dois amarelos no intervalo de seis minutos. Mas o Leão rugiu forte no lance seguinte, quando Cáceres testou pra dentro após falha de Jardim para decretar novo empate. O gol quase definiu o resultado, com a pressão no final do Vasco se transformando em três pontos com GB, que saiu do banco para ser o herói do confronto. 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore