Neste sábado (15), o Santos recebe o Palmeiras na Vila Belmiro, às 21h, em um confronto decisivo. Na 17ª posição, o Peixe luta para deixar a zona de rebaixamento e manter vivas as chances de permanência na Série A.
Acompanhe a classificação do Brasileirão
Já o Verdão busca resistir à pressão do Flamengo e seguir firme na liderança do Brasileirão. O confronto vale pela 13ª rodada do campeonato.
Neymar vive um momento irregular em seu retorno ao Santos. O atacante recebeu mais cartões (sete no total: seis amarelos e um vermelho) do que marcou gols (seis) nesta passagem pelo clube, considerando todas as competições.
O camisa 10 não balança as redes há seis jogos, seu maior jejum por clubes desde o período entre setembro e novembro de 2021, quando defendia o Paris Saint-Germain (sete partidas sem marcar).
O desempenho do Santos no Brasileirão também reflete essa oscilação. O time venceu apenas duas das últimas 14 partidas na competição (duas vitórias, seis empates e seis derrotas). Curiosamente, ambos aconteceram em clássicos na Vila Belmiro: 1 a 0 sobre o São Paulo e 3 a 1 diante do Corinthians.
Do outro lado, o Palmeiras chega desfalcado para o confronto. Quase metade dos gols da equipe na Série A teve participação direta de Vitor Roque ou Flaco López (27 dos 58 marcados), mas os dois atacantes estão a serviço da Seleção Brasileira e não estarão em campo contra o Santos.
Mesmo assim, o retrospecto recente do Verdão diante do rival é amplamente favorável. O Palmeiras perdeu apenas uma vez nos últimos sete jogos como visitante contra o Santos, somando três vitórias e três empates nesse período. A vitória mais recente foi por 2 a 1, na fase de grupos do Paulistão 2025.
Curiosamente, dos 16 jogadores que atuaram naquela partida pelo time alviverde, nove já deixaram o elenco, entre eles Thalys, Estêvão, Richard Ríos, Fabinho, Vanderlan, Kaiky Naves, Marcos Rocha, Rômulo e Atuesta.
Apesar da consistência como visitante ao longo da temporada, o Palmeiras tem mostrado queda de rendimento recente fora de casa. Depois de perder apenas uma das 10 primeiras partidas como visitante no Brasileirão (sete vitórias, dois empates e uma derrota), o time acumula agora três derrotas nos últimas cinco confrontos longe de casa.
