Mais

Veja tabus e as curiosidades das partidas de domingo pela 17ª rodada do Brasileirão

Confrontos de domingo podem quebrar alguns tabus do Brasileirão
Confrontos de domingo podem quebrar alguns tabus do BrasileirãoGilvan de Souza/Flamengo

Sabia que o Bahia nunca perdeu em casa para o Juventude ou que o São Paulo está no maior período de invencibilidade contra o Fluminense no Morumbis? E que o confronto entre Cruzeiro e Ceará também marcará a disputa dos dois jogadores (Kaio Jorge e Pedro Raúl?) com mais chutes e toques na área adversária no Brasileirão 2025?

Confira a seguir as estatísticas destaques dos jogos de domingo (27) da 17ª rodada da Série A, compiladas pela nossa parceira Opta.

Veja a classificação atualizada da Série A

Cruzeiro x Ceará

Ceará terá pedreira no Mineirão contra o líder
Ceará terá pedreira no Mineirão contra o líderFlashscore

• Cruzeiro e Ceará não se enfrentam no Brasileirão desde 2019. A Raposa passou três temporadas na Série B (2020-2022), enquanto o Vozão esteve na segunda divisão em 2023 e 2024. O Cruzeiro tem uma vantagem histórica sobre o Ceará (5V, 5E, 2D), com quatro dessas cinco vitórias em casa.

• Este jogo contará com os dois jogadores com mais chutes e toques na área adversária no Brasileirão 2025: Kaio Jorge, do Cruzeiro (51 chutes e 85 toques na área), e Pedro Raul (46 chutes e 85 toques na área).

• O Cruzeiro liderou 43% dos minutos jogados na Série A (644 minutos), a maior porcentagem de todas as equipes – além de ter a segunda menor porcentagem de minutos atrás no placar (11%, à frente apenas do Flamengo, com 6%).

• O Cruzeiro tem o melhor desempenho em casa no Brasileirão deste ano, com 22 pontos (7V e 1E). A única vez que perdeu pontos em casa foi no clássico contra o Atlético Mineiro (0 a 0).

• O Ceará é o único time que ainda não sofreu gols nos primeiros 15 minutos de jogo no Brasileirão. O Cruzeiro, por outro lado, é o time que mais marcou gols nesse período (5).

São Paulo x Fluminense

Morumbis recebe duelo de tricolores
Morumbis recebe duelo de tricoloresFlashscore

• O São Paulo não perde em casa para o Fluminense na Série A há cinco jogos (3V, 2E), sua maior sequência invicta contra o Flu em casa na história da era moderna. Três jogadores foram titulares em todos os 14 jogos do Fluminense no Brasileirão Série A 2025: Fábio, FreytesMartinelli. O goleiro e o zagueiro, na verdade, jogaram todos os minutos possíveis até agora.

• O São Paulo buscará sua terceira vitória consecutiva no Brasileirão Série A neste fim de semana contra o Fluminense, algo que não consegue há mais de um ano (4 vitórias entre junho e julho de 2024). O time disputou 37 partidas desde então antes do início da atual sequência de vitórias (11V, 12E, 14D).

Luciano esteve diretamente envolvido em cinco gols (três gols e duas assistências) após o reinício do Brasileirão, pausado pela Copa do Mundo de Clubes. Apenas Kaio Jorge, do Cruzeiro (6, quatro gols e duas assistências), teve mais participações nesse período.

• O Fluminense conquistou pontos em cinco dos últimos sete jogos fora do estado do Rio de Janeiro no Brasileirão (3V, 2E, 2D). O time também venceu nas últimas três viagens a São Paulo (2 a 0 sobre o Corinthians, 1 a 0 sobre o Palmeiras e 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino).

Bahia x Juventude

Juventude quer colocar fim em jejum de vitórias
Juventude quer colocar fim em jejum de vitóriasFlashscore

Bahia nunca perdeu para o Juventude em casa no Brasileirão das Séries A e B (4 vitórias e 2 empates). O Esquadrão sofreu apenas três gols quando recebeu o Jaconero nas duas primeiras divisões.

• O Bahia teve uma média de 67% de posse de bola, 15,7 chutes e 3,7 grandes chances nos últimos três jogos, considerando a Sul-Americana e o Brasileirão Série A. No entanto, o Esquadrão marcou apenas um gol nesses jogos.

• Contra o São Paulo, na última partida, o Juventude teve o jogo com mais roubadas de bola no campeonato (10).

• O lateral-esquerdo Marcelo Hermes liderou o Juventude contra o São Paulo no último jogo em chutes (3), toques dentro da área (2), chances criadas (1), toques no total (62) e cruzamentos (7). Essa foi apenas sua terceira partida pelo clube desde que chegou no início de julho.

• As duas melhores campanhas do Bahia na Série A após 14 partidas são justamente as duas últimas: 25 pontos em 2025 (7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas) e 27 pontos em 2024 (8 vitórias, 3 empates e 3 derrotas).

Internacional x Vasco

Inter e Vasco buscam maior regularidade na Série A
Inter e Vasco buscam maior regularidade na Série AFlashscore

• O Internacional venceu cinco dos últimos sete jogos contra o Vasco no Brasileirão (2D). No entanto, as duas derrotas foram em casa (2019 e 2024).

Alan Patrick, do Internacional, acumulou o maior número de assistências esperadas na competição até agora (4,56 xA).

• O Vasco venceu seu último jogo fora de casa no Brasileirão 2025 (3 a 1 sobre o São Paulo). Na última vez que o Cruz-Maltino venceu duas partidas consecutivas fora de casa no campeonato, a sequência incluiu uma vitória sobre o Internacional (2 a 1) e uma vitória sobre o Atlético Goianiense (julho de 2024).

• O Internacional é o único time a iniciar a 17ª rodada com uma sequência de três vitórias consecutivas. O Colorado abriu o placar em todos os três jogos, algo que não havia conseguido fazer nas 10 partidas anteriores no campeonato (1V, 4E, 5D).

Pablo Vegetti chutou 14 vezes nos últimos dois jogos pelo Vasco – sete em cada um, contra o Grêmio e o Independiente del Valle (seu maior número de chutes em uma partida sob o comando do técnico Fernando Diniz). Onze das 14 tentativas foram de cabeça.

Flamengo x Atlético-MG

Flamengo pode terminar rodada na liderança
Flamengo pode terminar rodada na liderançaFlashscore

• O Atlético-MG não sofreu gols nas duas últimas visitas ao Flamengo pelo Brasileirão (1V, 1E). A última vez que o Galo conquistou pontos em três partidas consecutivas contra o Rubro-Negro fora de casa pelo campeonato foi entre 1989 e 1991 (1V, 2E).

Wesley, do Flamengo, tentou 198 passes no terço final do campo na competição, o segundo maior número entre os zagueiros do campeonato, atrás apenas de Luciano Juba, do Bahia, com 207.

Wallace Yan, do Flamengo, já participou diretamente de três gols no Brasileirão (1 gol e 2 assistências). O atacante lidera todos os jogadores sub-20 nesta categoria, ao lado de Vitor Roque e Estêvão, do Palmeiras, e Rayan, do Vasco.

• Nos primeiros sete jogos do Brasileirão, o Atlético Mineiro teve uma média de 21,9 chutes e 1,56 gols esperados por jogo. Nos últimos sete, no entanto, as médias caíram para 10,1 tentativas e 0,84xG por jogo.

• O Flamengo não sofreu gols em sete partidas consecutivas em casa no Brasileirão (6V, 1E), sua maior sequência no campeonato desde 1997 (5 vitórias e 2 empates).