Sabia que o Bahia nunca perdeu em casa para o Juventude ou que o São Paulo está no maior período de invencibilidade contra o Fluminense no Morumbis? E que o confronto entre Cruzeiro e Ceará também marcará a disputa dos dois jogadores (Kaio Jorge e Pedro Raúl?) com mais chutes e toques na área adversária no Brasileirão 2025?
Confira a seguir as estatísticas destaques dos jogos de domingo (27) da 17ª rodada da Série A, compiladas pela nossa parceira Opta.
Veja a classificação atualizada da Série A
Cruzeiro x Ceará

• Cruzeiro e Ceará não se enfrentam no Brasileirão desde 2019. A Raposa passou três temporadas na Série B (2020-2022), enquanto o Vozão esteve na segunda divisão em 2023 e 2024. O Cruzeiro tem uma vantagem histórica sobre o Ceará (5V, 5E, 2D), com quatro dessas cinco vitórias em casa.
• Este jogo contará com os dois jogadores com mais chutes e toques na área adversária no Brasileirão 2025: Kaio Jorge, do Cruzeiro (51 chutes e 85 toques na área), e Pedro Raul (46 chutes e 85 toques na área).
• O Cruzeiro liderou 43% dos minutos jogados na Série A (644 minutos), a maior porcentagem de todas as equipes – além de ter a segunda menor porcentagem de minutos atrás no placar (11%, à frente apenas do Flamengo, com 6%).
• O Cruzeiro tem o melhor desempenho em casa no Brasileirão deste ano, com 22 pontos (7V e 1E). A única vez que perdeu pontos em casa foi no clássico contra o Atlético Mineiro (0 a 0).
• O Ceará é o único time que ainda não sofreu gols nos primeiros 15 minutos de jogo no Brasileirão. O Cruzeiro, por outro lado, é o time que mais marcou gols nesse período (5).
São Paulo x Fluminense

• O São Paulo não perde em casa para o Fluminense na Série A há cinco jogos (3V, 2E), sua maior sequência invicta contra o Flu em casa na história da era moderna. Três jogadores foram titulares em todos os 14 jogos do Fluminense no Brasileirão Série A 2025: Fábio, Freytes e Martinelli. O goleiro e o zagueiro, na verdade, jogaram todos os minutos possíveis até agora.
• O São Paulo buscará sua terceira vitória consecutiva no Brasileirão Série A neste fim de semana contra o Fluminense, algo que não consegue há mais de um ano (4 vitórias entre junho e julho de 2024). O time disputou 37 partidas desde então antes do início da atual sequência de vitórias (11V, 12E, 14D).
• Luciano esteve diretamente envolvido em cinco gols (três gols e duas assistências) após o reinício do Brasileirão, pausado pela Copa do Mundo de Clubes. Apenas Kaio Jorge, do Cruzeiro (6, quatro gols e duas assistências), teve mais participações nesse período.
• O Fluminense conquistou pontos em cinco dos últimos sete jogos fora do estado do Rio de Janeiro no Brasileirão (3V, 2E, 2D). O time também venceu nas últimas três viagens a São Paulo (2 a 0 sobre o Corinthians, 1 a 0 sobre o Palmeiras e 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino).
Bahia x Juventude

O Bahia nunca perdeu para o Juventude em casa no Brasileirão das Séries A e B (4 vitórias e 2 empates). O Esquadrão sofreu apenas três gols quando recebeu o Jaconero nas duas primeiras divisões.
• O Bahia teve uma média de 67% de posse de bola, 15,7 chutes e 3,7 grandes chances nos últimos três jogos, considerando a Sul-Americana e o Brasileirão Série A. No entanto, o Esquadrão marcou apenas um gol nesses jogos.
• Contra o São Paulo, na última partida, o Juventude teve o jogo com mais roubadas de bola no campeonato (10).
• O lateral-esquerdo Marcelo Hermes liderou o Juventude contra o São Paulo no último jogo em chutes (3), toques dentro da área (2), chances criadas (1), toques no total (62) e cruzamentos (7). Essa foi apenas sua terceira partida pelo clube desde que chegou no início de julho.
• As duas melhores campanhas do Bahia na Série A após 14 partidas são justamente as duas últimas: 25 pontos em 2025 (7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas) e 27 pontos em 2024 (8 vitórias, 3 empates e 3 derrotas).
Internacional x Vasco

• O Internacional venceu cinco dos últimos sete jogos contra o Vasco no Brasileirão (2D). No entanto, as duas derrotas foram em casa (2019 e 2024).
• Alan Patrick, do Internacional, acumulou o maior número de assistências esperadas na competição até agora (4,56 xA).
• O Vasco venceu seu último jogo fora de casa no Brasileirão 2025 (3 a 1 sobre o São Paulo). Na última vez que o Cruz-Maltino venceu duas partidas consecutivas fora de casa no campeonato, a sequência incluiu uma vitória sobre o Internacional (2 a 1) e uma vitória sobre o Atlético Goianiense (julho de 2024).
• O Internacional é o único time a iniciar a 17ª rodada com uma sequência de três vitórias consecutivas. O Colorado abriu o placar em todos os três jogos, algo que não havia conseguido fazer nas 10 partidas anteriores no campeonato (1V, 4E, 5D).
• Pablo Vegetti chutou 14 vezes nos últimos dois jogos pelo Vasco – sete em cada um, contra o Grêmio e o Independiente del Valle (seu maior número de chutes em uma partida sob o comando do técnico Fernando Diniz). Onze das 14 tentativas foram de cabeça.
Flamengo x Atlético-MG

• O Atlético-MG não sofreu gols nas duas últimas visitas ao Flamengo pelo Brasileirão (1V, 1E). A última vez que o Galo conquistou pontos em três partidas consecutivas contra o Rubro-Negro fora de casa pelo campeonato foi entre 1989 e 1991 (1V, 2E).
• Wesley, do Flamengo, tentou 198 passes no terço final do campo na competição, o segundo maior número entre os zagueiros do campeonato, atrás apenas de Luciano Juba, do Bahia, com 207.
• Wallace Yan, do Flamengo, já participou diretamente de três gols no Brasileirão (1 gol e 2 assistências). O atacante lidera todos os jogadores sub-20 nesta categoria, ao lado de Vitor Roque e Estêvão, do Palmeiras, e Rayan, do Vasco.
• Nos primeiros sete jogos do Brasileirão, o Atlético Mineiro teve uma média de 21,9 chutes e 1,56 gols esperados por jogo. Nos últimos sete, no entanto, as médias caíram para 10,1 tentativas e 0,84xG por jogo.
• O Flamengo não sofreu gols em sete partidas consecutivas em casa no Brasileirão (6V, 1E), sua maior sequência no campeonato desde 1997 (5 vitórias e 2 empates).