Confira os dados e curiosidades dos confrontos da próxima quinta-feira (16) pela 28ª rodada do Brasileirão, compilados pela nossa parceira Opta.
Veja a classificação do Brasileirão
Grêmio x São Paulo

O Grêmio venceu sete dos últimos oito jogos em casa contra o São Paulo no Brasileirão. A única derrota foi em fevereiro de 2021, sem público por causa da pandemia. Apesar da boa fase nos confrontos diretos, o clube não vive bom momento no campeonato.
O Imortal Tricolor tem apenas quatro jogos sem sofrer gols, o menor número entre todos os times (empatado com o Vasco). Foram 15 gols sofridos nos últimos 16 jogos.
No lado são-paulino, o histórico recente mostra improbabilidade de empates. Desde a 8ª rodada, o Tricolor Paulista é o time com menos empates: apenas dois, além de nove vitórias e nove derrotas. No entanto, havia empatado seis dos sete primeiros jogos da temporada (1V).
Na última rodada, contra o Palmeiras, 84,7% das pressões aplicadas pelo São Paulo foram de alta intensidade, o terceiro maior índice do time na Série A 2025 (atrás de 84,9% contra o Vitória e 85,7% contra o Internacional, ambos em agosto).
Vitória x Bahia

O Bahia está invicto há sete jogos contra o Vitória na competição (4V e 3E), a maior sequência sem derrotas de qualquer um dos times na história do clássico Ba-Vi. O Esquadrão também leva para a partida o fato de ser o segundo clube com mais pontos conquistados contra times da metade de cima da tabela (7V, 3E e 5D), atrás apenas do Cruzeiro.
Já o Rubro-Negro nunca havia somado tão poucos pontos após 27 rodadas em sua era moderna quanto em 2025 (25 pontos – 5V, 10E e 12D). Um a cada cinco gols do Vitória no torneio veio de falta indireta, a maior proporção entre todos os times (21% – 5 de 24 gols). No jogo passado, contra o Vasco, o time marcou duas vezes dessa forma.
Fluminense x Juventude

O Juventude não perdeu seis dos últimos sete jogos contra o Fluminense no Brasileirão (3V, 3E e 1D). Nesse período, o time gaúcho também eliminou o Tricolor da Copa do Brasil 2024, com uma vitória e um empate nas oitavas de final.
Nos últimos oito jogos, o Alviverde marcou no máximo um gol (cinco gols no total – 1V, 2E e 5D nesse período), após ter feito exatamente dois gols em cada um dos três primeiros jogos sob o comando de Thiago Carpini (6 gols no total – 2V e 1E).
Rodrigo Sam, suspenso, desfalca o Juve contra o Fluminense depois de marcar o último gol do time no campeonato e ser líder em cortes defensivos nas duas últimas rodadas (12 contra o Palmeiras e 9 contra o Fortaleza).
Enquanto isso, o Fluminense tem o menor número de empates como mandante na Série A: 8 vitórias, 3 derrotas e apenas 1 empate em 12 partidas no Maracanã.
John Kennedy foi titular nas últimas duas partidas do Fluminense (contra Mirassol e Atlético-MG). O atacante de 23 anos não inicia três jogos seguidos desde uma sequência de cinco partidas entre agosto e setembro de 2023.