O último triunfo do Vitória em seus domínios ocorreu no dia 1º de dezembro de 2013, por 4 a 2. Na ocasião, os baianos estavam na parte superior da tabela, enquanto o Flamengo lutava contra o rebaixamento — logo após conquistar a Copa do Brasil.
Acompanhe Vitória x Flamengo com narração ao vivo no Flashscore
Os propósitos de ambas as equipes tornaram a partida recheada de gols. O Vitória tinha esperança de uma classificação inédita para a Libertadores — que não veio — e já conseguia a melhor posição de um clube nordestino na era dos pontos corridos.
Treinados por Ney Franco, os baianos marcaram com Dinei (2x), Maxi Biancucchi e Marquinhos. Já os comandados de Jayme de Almeida, que temiam uma queda inédita para a Série B, balançaram as redes com Wallace e Hernane.
Vitória com maior eficiência e posse de bola
Com o triunfo de 2013, o Vitória encerrou um jejum de nove anos sem vencer o Flamengo no Barradão. Antes desse episódio, o Leão da Barra saiu com três pontos em apenas uma ocasião de oito — nenhuma delas em casa.
Para acabar com a seca, o Vitória precisou superar os adversários em posse de bola (59% x 41%) e finalizações no alvo (8x7).
Com quatro gols marcados em oito finalizações no alvo, o Leão alcançou 50% de eficiência. Mesmo assim, sofreu o empate duas vezes, registro que manteve a média de dois gols marcados pelo Fla nos cinco jogos anteriores.

Escalação e campanha irregulares quase rebaixaram Fla em 2013
O Brasileirão de 2013 foi marcado por atletas entrando em campo com situação irregular e perda de pontos de dois clubes: Flamengo e Portuguesa.
Devido à escalação do lateral-esquerdo André Santos, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu pela punição ao Fla com perda de quatro pontos na tabela e multa de R$ 1 mil. Na classificação final do torneio, deixou os cariocas na 16ª posição, com 45 pontos, na beira do Z4.

Era de pontos corridos trouxe raros triunfos do Vitória
A virada do século trouxe um novo formato ao Brasileirão. Somados os 26 jogos entre os Rubro-Negros, foram 81 gols marcados, com média de 3,1 por partida. O Flamengo leva vantagem com 16 vitórias, 6 empates e 4 derrotas.
O duelo entre Vitória e Flamengo só terminou sem gols uma vez no século XXI: em 2008, no Barradão.

