O primeiro triunfo do Vitória como visitante na atual Série A embolou a briga contra o rebaixamento e coloca gigantes em risco. O Rubro-Negro chegou aos 31 pontos, o mesmo número que o Santos e dois a menos em relação ao Atlético-MG. Porém, o time baiano segue no Z4 no desempate pelo número de vitórias.
Veja a classificação atualizada do Brasileirão
O Santos se viu derrotado no confronto direto e agora está muito ameaçado pela zona da degola. O que separa o Peixe da zona de rebaixamento hoje é ter uma vitória a mais em relação ao Vitória. O Alvinegro Praiano se segura também no fato de ter um jogo a menos em relação ao seu principal concorrente. No entanto, essa partida será contra o Palmeiras, rival estadual e líder do campeonato.
Os dois times voltam a atuar no fim de semana, já pela 30ª rodada do Brasileirão. O Vitória recebe o Corinthians no sábado (25); o Santos visita o Botafogo no domingo (26).

Leão cirúrgico
O duelo cercado de tensão na Vila Belmiro já começou em alta voltagem e com polêmica praticamente no primeiro ataque. O Santos, mandante no confronto direto, iniciou se lançando ao ataque e viu o árbitro Rafael Rodrigo Klein marcar um pênalti ao seu favor. Porém, após consultar o VAR, a penalidade foi anulada.
O baque da reversão não abalou o time mandante, que seguiu buscando o ataque, mas sem a contundência necessária para abrir o placar. O Vitória, por sua vez, se segurava na defesa e buscava ameaçar em espetadas. Em uma dessa subidas, mas sem grande perigo, o Leão ganhou um presente. Gabriel Brazão cometeu pênalti infantil em Renzo López e Matheuzinho cobrou bem para fazer o gol do jogo.
Santos pressiona
Tomado pelo sentido de urgência que um confronto direto exigia, o Santos adotou postura super ofensiva e viveu uma etapa final de ataque contra defesa. Mas, diante de um Vitória muito aplicado, viu suas chances serem frustradas uma a uma. Muitas delas não viraram gol por boas intervenções de Lucas Arcanjo e, na mais aguda, Guilherme furou um peixinho na pequena área, para desespero de Neymar no camarote.

O Vitória se defendeu de forma muito eficiente e ainda teve chance de sair com um triunfo mais amplo. Nos minutos finais, Lucas Braga acertou o pé da trave e prolongou um pouco o nervosismo do torcedor do Leão, que só respirou aliviado no apito final.