Zé Rafael, do Santos, se aproxima de retorno após cirurgia inédita no futebol

Zé Rafael se recupera de uma cirurgia na coluna
Zé Rafael se recupera de uma cirurgia na colunaRaul Baretta/Santos FC

O volante Zé Rafael, atualmente no Santos, está cada vez mais próximo de retornar aos gramados após realizar uma cirurgia na coluna no início de 2024. O procedimento para solucionar o problema crônico na lombar é inédito em jogadores de futebol.

Contratado pelo Santos, Zé Rafael lidou com o problema físico por toda a temporada 2024, quando ainda estava no Palmeiras. Segundo o jogador. as dores constantes na região da lombar afetaram os seus movimentos dentro e fora de campo.

“Era uma situação difícil. Eu sofri dor para tudo, não só para treinar e para jogar, mas questões básicas do dia a dia”, afirmou Zé Rafael em entrevista ao site do Santos. “Joguei, na verdade, o ano todo com muita dor, consequentemente limitado e, obviamente, você acaba perdendo rendimento, porque nesse nível que a gente joga, estando a 100%, o nível já é difícil de competir, agora quando você está abaixo dos adversários, complica”, reforçou.

Zé Rafael já trabalha a musculatura para voltar a atuar com bola
Zé Rafael já trabalha a musculatura para voltar a atuar com bolaRaul Baretta/Santos FC

O problema crônico fez com que Zé Rafael fizesse uma cirurgia inédita em jogadores de futebol. O procedimento realizado no dia 4 de fevereiro, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, foi um sucesso.

Zé Rafael encontra-se já em uma fase intermediária da recuperação, trabalhando a musculatura com certa desenvoltura, ainda aguardando a consolidação total para imprimir mais mobilidade e impacto no treinamento. Em algumas semanas deve iniciar treinamento no gramado e, logo após, com o grupo, para voltar a jogar ainda no primeiro turno do Brasileirão.

Os números de Zé Rafael nas últimas temporadas
Os números de Zé Rafael nas últimas temporadasFlashscore

“Minha expectativa é muito alta, desde que eu vim para o clube. Eu sabia da responsabilidade que era vestir essa camisa. Eu espero que logo eu possa estar no campo para aprimorar a minha parte física e depois a parte técnica e tática com meus companheiros. Não vejo a hora de defender a camisa do Santos e mostrar o meu melhor. Mostrar para o que eu vim e o quanto eu posso ajudar a nossa equipe”, prometeu Zé Rafael.