Mais

Valores assustam: As especulações que não se concretizaram na janela de transferências

Marcos Leonardo quase voltou ao Brasil para atuar pelo São Paulo
Marcos Leonardo quase voltou ao Brasil para atuar pelo São PauloJose Breton/NurPhoto via AFP
Em toda janela de transferências temos negociações frustradas e que ficam para a história como um grande "se". O Flashscore apresenta as principais especulações sem final feliz envolvendo clubes brasileiros no meio de 2025.

Antes da lista, é importante lembrar que tivemos duas janelas de transferências no meio de 2025. A já tradicional entre as temporadas do futebol europeu e uma especial antes da Copa do Mundo de Clubes.

Siga as principais notícias do mercado da bola

No levantamento do Flashscore, consideraremos as duas, já que elas praticamente se misturaram no noticiário.

CR7 e Neymar no Fluminense

O Fluminense sonhou alto antes da Copa do Mundo de Clubes e tentou as contratações de Cristiano Ronaldo e Neymar para a disputa do torneio intercontinental. As sondagens aos craques foram feitas na janela de transferências especial para a competição.

Cristiano Ronaldo foi alvo do Fluminense
Cristiano Ronaldo foi alvo do FluminenseDivulgação/Al-Nassr

Com o craque português, o Flu buscou o empresário Jorge Mendes, que já trabalhou com Cristiano Ronaldo e sondou a intenção do jogador em atuar no Brasil. Do agente, o clube ouviu que o português não gostaria de fazer esse movimento de carreira.

Em entrevista ao podcast Setor Sul, o presidente Mario Bittencourt disse que a sondagem não chegou ao status de uma proposta.

"Ele foi muito claro comigo e disse que não tem interesse neste momento em jogar no futebol brasileiro. Falei que o Fluminense tem as cores da bandeira de Portugal, seria legal jogar no Brasil, seria um sonho para a nossa torcida. Dizer que a gente colocou proposta na mesa (não foi)”, contou o mandatário do Fluminense.

Se o flerte com Cristiano Ronaldo foi distante, a negociação com Neymar chegou a um convite formal. Novamente o presidente Mário Bittencourt fez a abordagem e falou diretamente com o craque. Mas, segundo o próprio jogador do Santos, ele preferiu utilizar o período do Mundial de Clubes para se recuperar fisicamente.

"Tivemos essas conversas com alguns times para jogar o Mundial, o Fluminense foi uma coisa que ficou bem perto de acontecer, mas preferi ficar para treinar um pouco mais'', disse Neymar em junho.

Neymar recebeu convite do Fluminense antes do Mundial
Neymar recebeu convite do Fluminense antes do MundialRaul Baretta/ Santos FC

Taty Castellanos no Flamengo

Time com maior orçamento do futebol brasileiro, o Flamengo teve um meio de temporada com diversas contratações, mas não conseguiu todas que desejou. A principal frustração foi com o centroavante argentino Taty Castellanos, da Lazio.

O Rubro-Negro sondou o atacante, mas a Lazio foi categórica em não abrir negociação. A equipe brasileira pensou em oferecer cerca de 25 milhões de euros (R$ 159 milhões) por uma alternativa para Pedro na referência ofensiva.

Ao fim, o camisa 9 do Flamengo se recuperou da má fase, e o projeto Castellanos ficou só na ideia.

Marcos Leonardo no São Paulo

A grande novela final da janela de transferência no Brasil envolveu Marcos LeonardoSão Paulo. Não inscrito pelo Al-Hilal na Liga Saudita, o atacante brasileiro virou alvo do Tricolor e ficou próximo do Morumbi por empréstimo.

A negociação durou até as últimas horas da janela e foi frustrada por uma exigência financeira feita pelo Al-Hilal que não se encaixava no orçamento do São Paulo. O clube saudita queria receber algo pelo empréstimo ou que o Tricolor pagasse todo o salário de Marcos Leonardo.

Marcos Leonardo foi contratado pelo Al-Hilal em 2024
Marcos Leonardo foi contratado pelo Al-Hilal em 2024Divulgação/Al-Hilal

Nino no Vasco

Em busca de defensores na última janela, o Vasco sonhou com a contratação de Nino, ex-jogador do rival Fluminense. O Cruz-Maltino chegou a apresentar proposta ao Zenit de cerca de 9 milhões de euros (R$ 57 milhões), mas não conseguiu seduzir o clube russo a vender o zagueiro.

Sem Nino, o Vasco buscou outro zagueiro do Zenit por empréstimo. Robert Renan foi o escolhido para reforçar a equipe carioca até o meio de 2026.

Nino quase voltou ao Rio de Janeiro
Nino quase voltou ao Rio de JaneiroMARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

Otávio no Grêmio

Um jogador revelado pelo rival Internacional foi o alvo frustrado do Grêmio na janela de transferências. O meia Otávio, do Al-Nassr, era a peça desejada por Mano Menezes para a disputa do Brasileirão, mas o negócio não foi fechado.

Sem espaço no Al-Nassr desde a chegada de Jorge Jesus, Otávio deve ser negociado com um outro clube saudita até o fechamento da janela no país, no dia 10 de setembro.

Otávio foi especulado no Grêmio
Otávio foi especulado no GrêmioDivulgação/Al-Nassr

Savarino saindo do Botafogo

Um dos ídolos do atual elenco do Botafogo, Jefferson Savarino ficou perto de deixar o clube neste meio de temporada. O jogador venezuelano recebeu propostas do Al-Rayyan, do Catar, e do Trabzonspor, da Turquia, mas decidiu ficar no Glorioso.

A mesma sorte o Botafogo não teve com o goleiro John. O arqueiro foi especulado no West Ham durante a janela e permaneceu, mas no fim do período de transferências fechou com o Nottingham Forest, também da Premier League.

Jefferson Savarino ficou no Botafogo
Jefferson Savarino ficou no BotafogoVítor Silva/Botafogo