Com o resultado, o Botafogo-SP é o 16° colocado com 28 pontos, sendo o primeiro time fora do Z4. O Athletico-PR chega à 6ª posição com 36 pontos, a 3 do G4. A diferença para os principais concorrentes pode voltar a aumentar ao final da rodada, mas o resultado já coloca o Furacão no radar dos postulantes ao acesso.
Confira a classificação atualizada da Série B
A partida mostrava-se morna até a reta final quando mudanças do Athletico deram certo para encontrar o gol da vitória, não sem uma boa dose de emoção antes do apito final, com direito a demora excessivo do VAR e golaço para decretar os três pontos. Esta foi a terceira vitória seguida do time do Sul no torneio. O Bota perdeu após três jogos de invencibilidade.
Na próxima rodada, o Botafogo-SP visita o Athletic-MG no domingo (14). O Athletico-PR joga contra a Chapecoense, fora de casa, no dia 16. Antes disso, na quarta-feira (10), enfrenta o Corinthians, fora de casa, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, o Timão venceu por 1 a 0.
Veja os detalhes de Botafogo-SP x Athletico-PR

Penalidades deixam tudo igual
O gol que abriu o placar veio logo aos 16 minutos quando Viveros foi derrubado dentro da área em lance não muito claro. A arbitragem não teve dúvidas e assinalou a marca da cal. O próprio Viveros partiu pra bola e deslocou o goleiro para deixar o Furacão mais perto da vitória.
A limitação técnica do time da casa impediu que os visitantes sofressem. Isso até os 18 minutos do 2° tempo, quando os paulistas tiveram uma penalidade a seu favor. Marquinho teve a mesma competência do adversário para deixar tudo igual.

Mudanças surtiram efeito
Precisando da vitória para ficar perto do G4, o Furacão colocou três atacantes em campo perto dos 30 minutos. Um deles, Luiz Fernando, tornou-se um dos destaques do jogo, marcando nos acréscimos, aproveitando passe de Julimar, que também saiu do banco, fazendo o time de Curitiba superar a expulsão de Teran aos 39 minutos.
A vitória do Athletico subiu no muro quando, na sequência, Marquinho fez seu segundo gol na partida, em cruzamento que foi direto para a rede rubro-negra. O VAR entrou em ação e precisou de quase 10 minutos para anular o gol dos donos da casa, que mataram o jogo com belo gol de Dudu no último lance da partida.
Homenagem para Pedro
Antes do jogo, o Botafogo homenageou o atacante Pedro Severino, de 19 anos. Revelado nas categorias de base do clube paulista, o jogador foi o responsável por dar o pontapé inicial na partida. Pedro sofreu grave acidente de carro no dia 4 de março, quando o carro em que estava bateu na traseira de um caminhão na Rodovia Anhanguera (SP).