Bayern lembra Beckenbauer com música, camisa e minuto de silêncio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bayern lembra Beckenbauer com música, camisa e minuto de silêncio

Jogo desta sexta-feira foi o primeiro do Bayern desde a perda de Beckenbauer
Jogo desta sexta-feira foi o primeiro do Bayern desde a perda de BeckenbauerProfimedia
Canção, camisa especial e minuto de silêncio: o Bayern de Munique e 75.000 torcedores prestaram homenagem ao falecido Franz Beckenbauer nesta sexta-feira (12), pouco antes do jogo da 17ª rodada da Bundesliga contra o Hoffenheim.

Beckenbauer morreu no domingo, aos 78 anos de idade, em Salzburg, na Áustria, e foi enterrado na sexta-feira em um cemitério no sul de Munique.

O jogo desta sexta-feira é o primeiro do Bayern desde a perda do lendário jogador de futebol.

Em uma noite fria na cidade bávara, com quase -9 graus Celsius no início do jogo, foi realizada a primeira homenagem pública. Na sexta-feira da próxima semana, a mesma Allianz Arena será palco de uma grande homenagem a partir das 15h locais.

Durante o aquecimento de sexta-feira, os jogadores do Bayern usaram uma camisa com o número 5, que está ligado a Beckenbauer no imaginário coletivo.

Número 5 está ligado a Beckenbauer no imaginário coletivo
Número 5 está ligado a Beckenbauer no imaginário coletivoAFP

Com a Alemanha, Beckenbauer venceu o Campeonato Europeu de 1972 e, acima de tudo, foi campeão da Copa do Mundo como jogador em 1974 e como técnico em 1990. Com o Bayern, ele venceu três Campeonatos Europeus consecutivos (1974, 1975, 1976).

Na camisa do Bayern, foram acrescentadas as palavras "Danke Franz" (Obrigado Franz). Essas são as mesmas palavras que podem ser lidas na fachada da Allianz Arena quando ela é iluminada à noite.

Danke Franz pode ser lido na fachada da Allianz Arena quando ela é iluminada à noite
Danke Franz pode ser lido na fachada da Allianz Arena quando ela é iluminada à noiteAFP

Os jogadores entraram em campo enquanto a voz de um jovem Franz Beckenbauer, de quando ele tinha 21 anos, cantava "Guten Freunde kann niemand trennen" (Ninguém pode separar bons amigos), que o jogador de futebol gravou após a Copa do Mundo de 1966, na qual a Alemanha Ocidental perdeu para a Inglaterra na final.

Também houve um minuto de silêncio em memória do zagueiro que ganhou dois Ballon d'Ors (1972, 1976), e vídeos de recordação foram exibidos nos placares.

As camisas e os uniformes de aquecimento serão autografados e dedicados pelos jogadores bávaros para serem leiloados na loja virtual do clube. O dinheiro arrecadado será destinado à Franz Beckenbauer Stiftung, uma associação fundada pelo "Kaiser" há 40 anos para ajudar pessoas doentes e deficientes.