Nove clubes das duas primeiras divisões do futebol alemão concordaram em participar do teste, que vai começar no próximo fim de semana. Entre as partidas estão o confronto entre o líder da Bundesliga, Bayern de Munique, e o Holstein Kiel, na Allianz Arena, no sábado (1), e o jogo do atual campeão Bayer Leverkusen contra o Hoffenheim, no domingo (2).
Confira a classificação da Bundesliga
O objetivo da iniciativa é "aumentar a transparência das decisões dos árbitros e garantir maior compreensão entre os torcedores", disse o chefe de operações de jogos da DFL, Ansgar Schwenken.
A ideia é que o árbitro em campo fale com os torcedores quando tiver revisado uma decisão após checar o vídeo e explique quando uma marcação for alterada diretamente após a intervenção do VAR.
Por meio de um microfone, a identificação da jogada, o resultado da revisão e a decisão final serão transmitidos no estádio e nas transmissões, antes de iniciar o jogo. O procedimento já faz parte de outras arbitragens, como na liga de futebol americano dos Estados Unidos, NFL.
O diretor administrativo do órgão de arbitragem alemão DFB Schiri, Knut Kircher, disse que houve "discussões polêmicas em torno do assistente de vídeo" desde sua introdução e o novo projeto foi o "primeiro passo claro em direção a um maior esclarecimento", acrescentando que os árbitros já haviam praticado fazer anúncios aos torcedores.
Kircher explicou também que alguns árbitros começaram a praticar fazer o anúncio para os torcedores e estavam empenhados em tornar as decisões "mais transparentes", mesmo que o procedimento no jogo fosse "pouco familiar no início".