Mais

Erik ten Hag é demitido do Leverkusen após apenas 2 rodadas da Bundesliga

Erik ten Hag foi demitido pelo Bayer Leverkusen
Erik ten Hag foi demitido pelo Bayer LeverkusenCHRISTOF KOEPSEL / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O ex-técnico do Ajax e do Manchester United, Erik ten Hag, foi demitido pelo Bayer Leverkusen nesta segunda-feira (1º), depois de apenas três jogos oficiais no comando do time alemão.

Ten Hag assumiu a equipe da Bundesliga em junho, depois de ser demitido pelo Manchester United em novembro de 2024.

Com o holandês, o Bayer Leverkusen venceu três de seus cinco amistosos de pré-temporada e começou a temporada com uma vitória sobre o Grossaspach na Copa da Alemanha. No entanto, ele não suportou um início ruim na Bundesliga. No fim de semana, seu time foi derrotado em casa por 2 a 1 contra o Hoffenheim.

"Essa decisão não foi fácil para nós. Ninguém queria dar esse passo", disse o diretor esportivo do Leverkusen, Simon Rolfes.

"No entanto, as últimas semanas mostraram que construir uma equipe nova e bem-sucedida com esse elenco não é viável", completou.

O CEO do clube, Fernando Carro, disse que o clube não alcançaria seus objetivos com Ten Hag no comando. "Uma separação neste estágio inicial da temporada é dolorosa, mas achamos que era necessária", afirmou.

Os assistentes Andries Ulderink e Rogier Meijer assumirão temporariamente as funções de Ten Hag no time principal, confirmou o vice-campeão alemão.

Resultados recentes do Bayer Leverkusen
Resultados recentes do Bayer LeverkusenFlashscore

Tarefa ingrata

Ten Hag, de 55 anos, foi encarregado de ocupar o lugar de Xabi Alonso, que conquistou uma inédita dobradinha nacional para o Bayer Leverkusen na temporada 2023/24, antes de partir para o Real Madrid nesta campanha.

O Leverkusen também perdeu peças importantes durante a janela de transferências.

Florian Wirtz e Jeremie Frimpong foram para o Liverpool, o capitão Granit Xhaka foi para o Sunderland, Amine Adli e Odilon Kossonou foram para o Bournemouth e a Atalanta, e o atacante Jonathan Tah foi para o rival Bayern de Munique.

O Leverkusen gastou 173 milhões de euros em substituições no mercado de transferências. Malik Tillman e Jarell Quansah foram contratados por 35 milhões de euros cada, o zagueiro Loic Bade custou 25 milhões de euros e Mark Flekken foi contratado por 11 milhões de euros para substituir Lukas Hradecky.

Com o técnico do Ajax, John Heitinga, sob escrutínio por causa do mau início de temporada, especula-se uma volta de Ten Hag a Amsterdã.