Lenda do futebol alemão como jogador, técnico e dirigente, Beckenbauer morreu em 7 de janeiro de 2024, aos 78 anos de idade.
Confira a tabela completa da Bundesliga
Considerado um dos maiores defensores da história, o Kaiser foi campeão europeu com a Alemanha em 1972 e vencedor da Copa do Mundo em 1974, além de tricampeão da Copa da Europa com o Bayern. Como técnico da seleção, ele venceu a Copa do Mundo em 1990.
A obra da escultora Matilde Romagnoli retrata Kaiser Franz com o pé direito na bola, vestindo a camisa do Bayern do início da década de 1970 e seu famoso número 5 nas costas.
A estátua de Beckenbauer está ao lado da estátua de outra lenda do Bayern e do futebol alemão, o ex-atacante Gerd Müller, que faleceu em 15 de agosto de 2021.
Assim, o Kaiser e o Bomber se encontram novamente em frente à Allianz Arena, um estádio construído no início dos anos 2000 (inaugurado em 2005) sob o impulso de Beckenbauer em uma época em que ele dirigia o Bayern junto com Uli Hoeness e Karl-Heinz Rummenigge.
Essa estátua é emoldurada como um tributo adicional à memória de Beckenbauer desde sua morte.
Anteriormente, o clube havia removido o número 5 de suas camisas e o endereço do estádio foi alterado para o número 5 Franz-Beckenbauer-Platz, nome dado pela cidade de Munique à esplanada e à rua que leva ao estádio.