Mais

Jogo da Bundesliga tem placar alterado pela justiça após goleiro ser atingido por isqueiro

Patrick Drewes foi atingido por um isqueiro nos acréscimos do jogo
Patrick Drewes foi atingido por um isqueiro nos acréscimos do jogoEibner-Pressefoto / Alamy / Alamy / Profimedia
A partida entre Union Berlin e Bochum teve seu placar alterado para 2 a 0 a favor do Bochum pela Comissão Disciplinar da Federação Alemã de Futebol. Após audiência nesta quinta-feira (9), em Frankfurt, o tribunal esportivo considerou que o Bochum foi prejudicado quando a partida estava empatada em 1 a 1. O Union Berlin vai recorrer da sentença.

O Bochum entrou com um recurso após empate de 1 a 1 com o Union Berlin, realizado pouco antes da pausa que o torneio sofreu em virtude do inverno europeu.

Confira a classificação da Bundesliga

O goleiro Drewes foi sido atingido na cabeça por um isqueiro, vindo da torcida do Union, pouco antes do apito final do jogo, que aconteceu no dia 14 de dezembro. O jogador de 31 anos não pôde continuar em campo e teve de ser hospitalizado com tontura e náusea.

"Como resultado da audiência, temos que presumir que o goleiro do Bochum, Patrick Drewes, foi ferido por um isqueiro atirado em sua cabeça, limitando assim sua capacidade de jogar", informa a sentença.

"Isso resultou em um enfraquecimento da equipe do Bochum, que foi causado por um torcedor do Berlin. Portanto, é atribuível ao Union Berlin de acordo com os regulamentos legais e processuais da Federação Alemã."

A sentenção ainda indica que "se um jogador for ferido por um isqueiro atirado pela torcida e, posteriormente, não puder continuar a partida, isso constitui uma ofensa punível e uma violação grave da lei do futebol, o que sempre justificaria o abandono da partida. Tais infrações devem acarretar uma consequência legal clara em termos de legislação da partida."

"Esta só pode ser uma avaliação da partida em favor do clube prejudicado. O resultado não pode ser decidido por um 'pacto de não agressão' entre os clubes envolvidos; tais acordos contradizem os princípios básicos da competição esportiva", concluiu a sentença do tribunal esportivo.

Veja os detalhes de Union Berlin x Bochum

Depois que Drewes foi atingido, a partida foi paralisada por cerca de 30 minutos antes de ser retomada a partir dos acréscimos, quando o incidente aconteceu. O goleiro foi substituído pelo atacante Philipp Hofmann, com os dois clubes fazendo um pacto de um não atacar o outro até o apito final. 

"As decisões na justiça são sempre o último recurso. Mas as circunstâncias nos deixaram com quase nenhuma outra opção", afirma a sentença, explicando sua decisão.