Mais

Michael Olise pode ser o substituto ideal para Mohamed Salah no Liverpool?

Michael Olise e Luis Diaz em ação pelo Bayern de Munique
Michael Olise e Luis Diaz em ação pelo Bayern de MuniqueČTK / imago sportfotodienst / Frank Hoermann/SVEN SIMON
Quando Mohamed Salah assinou um novo contrato de dois anos com o Liverpool em abril, chegou ao fim meses de especulação sobre se o Rei Egípcio permaneceria em Anfield no futuro próximo ou se seria convencido a se transferir para o Oriente Médio e todas as riquezas que a Saudi Pro League tinha a oferecer.

Quando o contrato chegar ao fim, no meio de 2027, Salah já terá 35 anos, e por mais difícil que seja imaginar, provavelmente será o momento certo para encerrar esse ciclo.

Confira a classificação da Premier League

Diante disso, seria um erro o Liverpool não estar desde já buscando no mercado um substituto à altura, ainda que quem chegar para ocupar esse espaço certamente terá uma missão ingrata, pelo menos num primeiro momento.

Isso porque, desde que chegou aos Reds em 2017, Salah apresentou números impressionantes: 246 gols e 110 assistências em 403 partidas disputadas em todas as competições.

Para qualquer um, isso é sinônimo de regularidade em alto nível, e não é à toa que seu nome é cantado com entusiasmo nas arquibancadas de Anfield antes e durante cada jogo em casa. Como outros clubes já perceberam quando perdem o principal jogador, as coisas nunca voltam a ser as mesmas. Mas o clube sempre é maior do que qualquer indivíduo.

O Liverpool já precisou lidar com as saídas de nomes como Kevin Keegan, Ian Rush, Kenny Dalglish, John Barnes, Michael Owen, Luis Suárez e Steven Gerrard, e, mesmo assim, continuou sendo vitorioso.

Arne Slot já de olho no futuro?

Slot provavelmente traça na mente um plano para o Liverpool pós-Salah e talvez por isso os rumores sejam tão fortes de que o Bayern de Munique pode liberar Michael Olise para preencher essa lacuna. Com apenas 23 anos, Olise ainda tem muito a evoluir na carreira, mas já mostrou que não se intimidou com a mudança para o gigante da Bundesliga.

Gráfico de radar de Michael Olise pelo Bayern de Munique - Bundesliga 2024/25
Gráfico de radar de Michael Olise pelo Bayern de Munique - Bundesliga 2024/25Opta by Stats Perform

Na verdade, os 12 gols e 15 assistências na elite alemã em 2024/25 são os melhores números de sua trajetória até agora. Depois de marcar 10 gols e dar seis assistências pelo Crystal Palace na Premier League 2023/24, trata-se de uma evolução significativa.

Como ponta-direita canhoto, atuando invertido, o francês ocupa os mesmos espaços que Salah costuma explorar nos Reds. A experiência de Olise em ligas de dois países diferentes já o prepara bem para o que pode vir pela frente. Outro ponto de destaque na evolução do jogador é a capacidade de passe.

Em nenhuma competição nas últimas duas temporadas, o aproveitamento do atacante ficou abaixo de 83,1%. Em alguns casos, a taxa foi ainda mais alta. Embora Salah tenha tido momentos de destaque na distribuição, sua precisão ficou entre 70% e 80% no mesmo período, o que pode indicar uma leve queda nesse aspecto do seu jogo.

Os números de Olise animam

A precisão dos arremates de Olise também vem melhorando gradualmente à medida que aprimora seu jogo. De 58,3% na Premier League 23/24 pelo Palace, subiu para 62,1% na Bundesliga 24/25. A conversão de finalizações caiu um pouco, de 17,5% para 13,9%, mas é possível argumentar que, como ponta, marcar gols não é sua principal função, e sim um bônus para o time.

No mesmo período, a precisão de Salah caiu um pouco: de 62,2% para 58,6% na última temporada. Por outro lado, houve uma leve melhora na conversão de finalizações – de 15,8% para 22,3% –, o que é animador. Olise tentou 219 duelos individuais em 23/24, apenas seis a menos que Salah, que venceu 76 desses, enquanto o então jogador do Palace teve sucesso em 109.

Já em 24/25, o francês tentou 328 vezes, 16 a mais que o Rei Egípcio, e novamente foi mais eficiente, vencendo 184 contra 127 de Salah.

Mapa de passes de Michael Olise contra o Augsburg
Mapa de passes de Michael Olise contra o AugsburgOpta by Stats Perform

Alto valor não deve afastar os Reds

Considerando que Olise ainda terá dois anos de contrato dos cinco que assinou com o Bayern caso os bávaros aceitem negociá-lo em 2027, é certo que o clube vai querer lucrar bastante em cima dos 60 milhões de euros pagos pelo jogador.

Depois de contratar nomes como Florian Wirtz e Alexander Isak por valores recordes, mais uma contratação cara dificilmente será um empecilho para os gigantes do noroeste da Inglaterra.

Com criatividade, presença ofensiva e sem medo de partir para cima do adversário direto quando tem oportunidade, Olise também criou mais grandes chances (32) do que qualquer outro jogador das cinco principais ligas desde o início da última temporada.

Uma possível contratação dele representaria, portanto, mais um grande acerto de planejamento do clube de Anfield.

Jason Pettigrove é articulista do Flashscore
Jason Pettigrove é articulista do FlashscoreFlashscore