O jogador de 21 anos já havia sido emprestado pelo Paris Saint-Germain por um ano em 2023 e depois o clube alemão prorrogou o empréstimo. Segundo os jornais Bild, Kicker e SkySports, o Leipzig pagará uma taxa de 50 milhões de euros mais bônus.
Confira a classificação da Bundesliga
"Sempre destaquei que me sinto muito bem no Leipzig e honrado com o grande carinho que recebo no clube. Nas próximas semanas e meses, poderei focar em nossos objetivos comuns: queremos nos classificar para a Liga dos Campeões pela sétima vez consecutiva e viajar para Berlim para a final da Copa da Alemanha. Isso é tudo o que importa agora", disse Xavi.
Xavi Simons vai substituir Lois Openda (que veio do Lens por cerca de 38 milhões, em 2023) como a contratação recorde do clube.
Longa pausa por lesão
Na primeira temporada pelo Leipzig, o holandês impressionou com 10 gols e 15 assistências em 43 partidas. Na atual temporada, já marcou cinco gols e deu quatro assistências em 17 jogos, mas também ficou ausente por semanas devido a uma lesão no tornozelo.
Acompanhe as notícias do mercado da bola
"Estamos muito satisfeitos com o fato de Xavi ser agora nosso jogador - agora temos todos os trunfos. Xavi se desenvolveu muito bem conosco e enfatizou que o Leipzig é o clube certo para jovens jogadores excepcionais. Nosso foco agora é apenas atingir nossas metas na segunda metade da temporada", disse o diretor esportivo Marcel Schafer.
O Leipzig foi eliminado na fase de liga da Liga dos Campeões, está nas quartas de final da Copa da Alemanha contra o Wolfsburg (26 de fevereiro) e está em quinto lugar na tabela da Bundesliga, empatado com o Stuttgart.