Garotada do Flamengo sofre, mas arranca empate com a Portuguesa na estreia do Carioca

Flamengo martelou até conseguir o empate no apagar das luzes
Flamengo martelou até conseguir o empate no apagar das luzesAdriano Fontes/Flamengo

O Flamengo empatou com a Portuguesa-RJ em 1 a 1 neste domingo (11), no Raulino de Oliveira, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Carioca. O confronto foi adiantado em razão da disputa da Supercopa do Brasil pelo Rubro-Negro.

O atual campeão estadual entrou em campo com uma equipe formada exclusivamente por jogadores da base e arrancou um empate sofrido no apagar das luzes. 

Confira a tabela do Campeonato Carioca no Flashscore 

Rhuan, em lance aos 12 minutos do segundo tempo, abriu o placar no Raulino de Oliveira. Após o cruzamento de Guilherme Silveira, a zaga do Flamengo não conseguiu evitar que a bola sobrasse para o atacante da Portuguesa-RJ. Rhuan não titubeou e foi às redes. 

Inicialmente, o tento foi invalidado pela arbitragem. Mas o lance foi revisado pelo VAR e o gol foi confirmado.

Os Garotos do Ninho tentaram uma pressão para igualar o placar, inclusive com a presença de Wallace Yan. O esforço foi recompensando já nos acréscimos, quando Iago, de cabeça, deixou tudo igual aos 49 minutos. 

As estatísticas do empate entre Flamengo e Portuguesa-RJ
As estatísticas do empate entre Flamengo e Portuguesa-RJFlashscore

Veja como foi Flamengo 1 x 1 Portuguesa

Wallace Yan e cia. não aproveitam as chances

O Flamengo, totalmente formado por jovens, teve melhor desempenho no primeiro tempo diante da Portuguesa e criou as principais chances da etapa inicial. Wallace Yan, já integrado ao elenco profissional, esteve no centro das ações ofensivas, mas não conseguiu transformar as oportunidades em gol.

Em uma delas, saiu cara a cara com Douglas Borges, dominou e finalizou para fora; na sequência, recebeu passe preciso de Daniel Alves e concluiu de canhota por cima do travessão.

Garotos do Ninho não conseguiram ir às redes no primeiro tempo contra a Portuguesa
Garotos do Ninho não conseguiram ir às redes no primeiro tempo contra a PortuguesaAdriano Fontes/Flamengo

A Portuguesa também chegou com perigo em alguns momentos, especialmente com Léo Muchacho e Rhuan, mas o placar permaneceu zerado até o intervalo.

Castigo e alívio

Na volta para o segundo tempo, o Flamengo seguiu desperdiçando chances claras, e o castigo veio do outro lado. Após cruzamento de Guilherme Silveira, João Victor desviou, e Rhuan apareceu bem para finalizar de primeira e balançar as redes no Raulino de Oliveira.

O gol chegou a ser anulado, mas foi validado após revisão do VAR, marcando o primeiro gol da Portuguesa e do Campeonato Carioca.

Quando a vitória da Lusa parecia encaminhada, brilhou a estrela de Iago. Conhecido por decidir em momentos importantes — como na final da Copa Intercontinental de juniores, quando marcou nos acréscimos contra o Barcelona —, o jovem defensor voltou a ser decisivo.

Aos 51 minutos do segundo tempo, Wallace Yan cruzou com precisão, e Iago subiu mais que a zaga para cabecear e garantir o empate do Flamengo em Volta Redonda.

Próximos jogos

O Flamengo volta a campo na quarta-feira (14), contra o Bangu, fora de casa, às 21h30. Um dia depois, na quinta-feira (15), a Portuguesa joga como mandante contra o Botafogo, às 19h. 

As notas dos jogadores titulares de Flamengo e Portuguesa na partida
As notas dos jogadores titulares de Flamengo e Portuguesa na partidaFlashscore