Rebaixado da primeira divisão na última temporada, a punição faz o Leicester cair da 17ª para a 20ª posição na Championship, ficando fora da zona de rebaixamento apenas pelo saldo de gols.
Confira a classificação da Championship
Uma comissão independente concluiu que o Leicester ultrapassou o limite estabelecido pelas regras de lucro e sustentabilidade no período de três anos até a temporada 2023/24, quando conquistou o acesso da Championship, em quase £21 milhões (R$ 149 milhões).
Entre as temporadas 2021/22 e 2023/24, o clube acumulou prejuízos superiores a £200 milhões (R$ 1,4 bilhão). Em nota oficial, o Leicester classificou a punição como "desproporcional" e afirmou que não foram considerados adequadamente os "fatores atenuantes apresentados".
"Seguimos comprometidos em dialogar de forma construtiva e garantir que qualquer medida seja justa, proporcional e definida pelos processos adequados", declarou o clube.
O Leicester não vence há quatro rodadas na Championship e está sem técnico desde a demissão de Marti Cifuentes no mês passado. Na temporada 2015/16, o time conquistou a Premier League mesmo começando o campeonato como azarão, com chance de 1 em 5.000.
O time também levantou a FA Cup pela primeira vez em 2021, mas acabou rebaixado em 2023. Sob o comando de Enzo Maresca retornou imediatamente à elite , mas foi rebaixado novamente na última temporada, com apenas seis vitórias em 38 jogos.

