Mais

Colômbia bate Argentina nos pênaltis e é finalista da Copa América Feminina

As colombianas chegaram na final pela segunda Copa América consecutiva
As colombianas chegaram na final pela segunda Copa América consecutivaRodrigo Buendia/AFP

A Colômbia derrotou a Argentina por 5 a 4 nos pênaltis, após um empate em 0 a 0 nos 90 minutos, e avançou para a final da Copa América Feminina, disputada no Equador.

A seleção colombiana venceu com gols de pênalti de Catalina Usme, Jorelyn Carabalí, Manuela Paví, Linda Caicedo e Wendy Bonilla. Mayra Ramírez errou sua cobrança. Pela Albiceleste, Florencia Bonsegundo, Sophía Braun, Aldana Cometti e Kishi Núñez marcaram, enquanto Paulina Gramaglia e Eliana Stábile erraram.

Veja a chave completa da Copa América Feminina

A Colômbia, vice-campeã na última edição, enfrentará o vencedor da semifinal entre o atual campeão Brasil e o Uruguai nesta terça-feira (29). A campeã da Copa América enfrentará a Inglaterra, campeã da Eurocopa Feminina, na Finalíssima de 2026.

Com a vitória, a seleção colombiana garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028, enquanto a Argentina se classificou para os Jogos Pan-Americanos de Lima em 2027.

Mais cedo, o Paraguai derrotou o Chile por 1 a 0 com um gol de Camila Arrieta aos 90 minutos e 2 segundos, garantindo o 5º lugar e uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Veja todos os detalhes de Argentina 0(4)x(5)0 Colômbia