Mais

"Vim para a Copa América levar o troféu para o Brasil”, diz Marta após Seleção chegar à final

Aos 39 anos, Marta quer mais um título na prateleira
Aos 39 anos, Marta quer mais um título na prateleira Lívia Villas Boas / CBF

Marta comemorou nesta terça-feira (29) a classificação do Brasil para a final da Copa América e para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, embora tenha afirmado que o “objetivo maior” é conquistar o título do torneio sul-americano, no próximo sábado (2), contra a Colômbia.

“O primeiro objetivo foi conquistado, que é classificar o Brasil para as Olimpíadas de 2028. Estarei torcendo pelas meninas”, disse a camisa 10 ao final da vitória por 5 a 1 sobre o Uruguai no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito.

Veja os destaques de Brasil 5 x 1 Uruguai

“Agora vamos para o próximo objetivo, que é ganhar a final. Esse sempre foi nosso maior objetivo. Vim para a competição para classificar o Brasil para as Olimpíadas, mas também para levar o troféu para o Brasil”, afirmou após o jogo.

Aos 39 anos, Marta fez contra as uruguaias sua melhor atuação na Copa, ao dar assistência para a atacante Amanda Gutierres marcar o 1 a 0 e depois marcar o 3 a 0 de pênalti.

Considerada a melhor jogadora da história, a canhota disse que as Olimpíadas de Paris 2024, nas quais a Canarinha conquistou a medalha de prata, foram as últimas e avalia disputar a Copa do Mundo de 2027, que será sediada pelo Brasil.

“A equipe se comportou muito bem hoje. Parabenizo também o Uruguai, que foi uma equipe aguerrida do início ao fim, não desistiu. Acho que o futebol sul-americano precisa dessa garra, dessa vontade, e essas meninas mostraram isso”, disse ela.

De olho na final 

Marta destacou que a Colômbia será um desafio de alto nível para a Seleção, que no sábado buscará o nono título em dez edições da Copa América Feminina. A partida entre brasileiras e colombianas será uma reedição da final do último torneio, realizado em 2022 em solo colombiano. O Brasil venceu por 1 a 0 na partida decisiva.

“Será um jogo muito difícil. Já conhecemos a Colômbia, o último jogo (0 a 0 na fase de grupos) foi difícil para nós porque perdemos uma jogadora aos 30 minutos. Mas a equipe não recuou, manteve a postura. Acho que é isso que vamos fazer na final: jogar nosso jogo, do nosso jeito, jogar sem medo”, garantiu Marta.

A goleira Lorena foi expulsa aos 24 minutos do primeiro tempo, e pode voltar aos gramados na final após cumprir um jogo de suspensão na semifinal.

As duas finalistas já garantiram vaga no torneio feminino de futebol de Los Angeles 2028.