Este artigo contém links de afiliados para anunciantes. A análise é própria. Jogue com responsabilidade, 18+
O Fluminense precisa derrotar o Vasco por dois gols de diferença neste domingo (14), às 20h30 (horário de Brasília) no Estádio do Maracanã, para chegar à final da Copa do Brasil, após ter sido derrotado no jogo de ida na última quinta-feira por 2 a 1.
Confira todos os resultados da Copa do Brasil
Kevin Serna chegou a abrir o placar para os tricolores aos 22 minutos, mas Rayan empatou no começo do segundo tempo e, no último ato, Pablo Vegetti arrancou a vitória que levou um Maracanã lotado de vascaínos ao delírio.
Agora, o mando será do Fluminense, que havia chegado a esta dupla de clássicos em um melhor momento que o seu rival. A vitória tricolor por um gol de diferença leva as semifinais aos pênaltis.
Fluminense x Vasco: informações da partida
Data: Domingo, 14 de dezembro, às 20h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: SporTV, Prime Video e Premiere
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
VAR: Wagner Reway (SC)
Odds: FLU (1.70) - EMP (3.50) - VAS (5.50)
Fluminense x Vasco: notícias das equipes
O técnico Luiz Zubeldía considerou o primeiro jogo bastante parelho e, respondendo sobre a segunda derrota seguida para o Vasco, mencionou Rayan como um jogador “desequilibrante”. Thiago Silva foi um pouco mais contundente: “Paramos de jogar”.
Agustín Canobbio retornará após cumprir suspensão na primeira partida. Ele teve uma participação importante na arrancada do Fluminense na reta final do Brasileirão e costuma aparecer em confrontos de mata-mata. Foi desfalque apenas duas vezes sob o comando de Zubeldía.
Nas duas, contra o Grêmio em Porto Alegre e na última quinta-feira, o seu substituto foi Yefferson Soteldo, que pode ser desfalque se machucar aos nove minutos e ser substituído por Keno.
Afastado há mais de um mês, Germán Cano retornou aos treinos e foi visto trabalhando com o grupo na última sexta-feira, mas sua presença no domingo ainda é incerta. Se acontecer, deve ser no máximo como opção no banco de reservas para o segundo tempo.
Provável escalação: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Juan Freytes e Renê; Nonato, Martinelli, Agustín Canobbio, Lucho Acosta e Kevin Serna; Rayan
Se o Fluminense chegou às semifinais embalado no Brasileirão, o Vasco havia perdido sete das suas últimas oito rodadas. A vitória, além da vantagem prática, foi essencial para melhorar o moral do vestiário, principalmente após ter encerrado sua campanha na Série A sendo goleado pelo Atlético-MG.
Diniz elogiou a entrega de Vegetti, responsável pelo gol da vitória no último minuto da partida e que vinha sendo mais reserva nas últimas rodadas do Brasileirão. Apesar dos gols terem saído no segundo tempo, acredita que seu time já havia chegado em um momento melhor ao intervalo.
A segunda boa notícia da semana vascaína foi a renovação do contrato de Rayan. Destaque da temporada, com 20 gols (17 com Fernando Diniz), o garoto estendeu seu vínculo por dois anos, até 2028, e a multa de rescisão foi estabelecida em 80 milhões de euros (equivalente a cerca de R$ 500 milhões).
Provável escalação: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Thiago Mendes, Cauan Barros, Nuno Moreira, Philippe Coutinho e Andrés Gómez; Rayan
Onde assistir pela TV ao vivo ou transmissão online?
A partida será transmitida pelo SporTV na TV fechada, pelo serviço de streaming Prime Video e pelo Premiere em pay per view.
TV fechada: SporTV
Streaming: Prime Video
Pay per view: Premiere
Estatísticas de Vasco x Fluminense
O confronto direto agora está perfeitamente dividido nos últimos seis clássicos, com três vitórias para cada lado. No entanto, desde 2019, o Vasco conseguiu apenas mais uma (5E, 7D).
Apesar de ter ficado 19 pontos para trás no Brasileirão, o Vasco marcou cinco gols a mais que o Fluminense (55 x 50). Por outro lado, sofreu 21 gols a mais (60 x 39).
Os dois rivais cariocas terminaram entre os 10 times que menos finalizaram na competição. O Vasco em 11º lugar (12,6). O Fluminense em 14º (12,3). O aproveitamento vascaíno também foi levemente superior: média de 4,6 chutes certos contra 4 dos tricolores.
Caso chegue à final, será a quarta do Fluminense, campeão em 2007 e vice em 1992 e 2005. O Vasco decidiu a Copa do Brasil apenas duas vezes: 2011, quando a conquistou, e em 2006.
Odds de Vasco x Fluminense
O Fluminense é favorito para a partida deste domingo no Maracanã, segundo as odds da bet365. A vitória do mandante está pagando 1.70, com 3.50 para o empate e 5.50 a favor do Vasco.
Com exceção de Vegetti, cujo gol é cotado em 3.20, 13 jogadores do Fluminense são considerados artilheiros mais prováveis do que os próximos vascaínos da lista, GB e Rayan, ambos com odds 4.33.
Para o garoto Rayan participar de um gol, seja o marcando ou dando assistência, a odd da bet365 é de 3.10.
O Vasco, com dois resultados a seu favor, é favorito para chegar à final no momento (1.66), mas ainda acredito na classificação do Fluminense, que terminou o Brasileirão em um momento melhor e ao longo de toda a temporada se mostrou um time mais confiável.
A sua situação nem é horrível. Precisa ganhar por dois gols de diferença diante da sua torcida ou contar com ela para sobreviver a uma eventual disputa de pênaltis.
Palpite: Para o Fluminense se classificar - Odd: 2.10 (bet365)
Explicação da aposta: A aposta será vencedora se o Fluminense se classificar para a final, seja no tempo normal ou por meio dos pênaltis
As odds, corretas no momento da publicação, estão sujeitas a alterações.
