Mais

Técnico do Cruzeiro critica gramado do Mineirão: “Não tem estado em condições”

Leonardo Jardim durante o duelo entre Botafogo e Cruzeiro no Nilton Santos
Leonardo Jardim durante o duelo entre Botafogo e Cruzeiro no Nilton SantosRodrigo Ferreira/Cruzeiro

O técnico Leonardo Jardim, do Cruzeiro, avaliou de forma negativa o gramado do estádio Mineirão, palco dos jogos da equipe celeste. Em entrevista após a vitória sobre o Botafogo por 2 a 0 nesse domingo (3), no sintético do estádio Nilton Santos, o comandante emitiu sua opinião sobre o relvado do Gigante da Pampulha.

"O gramado do Mineirão, e isto é uma crítica, não tem estado em condições. Nós esperamos que um clube grande como o Cruzeiro tenha um gramado melhor e isso temos de fazer atenção, porque é isso que, por menores, ganhamos jogos", observou o comandante português. 

Confira a tabela da Série A do Brasileirão no Flashscore 

É preciso destacar que o tempo frio e seco em Belo Horizonte também está interferindo na qualidade do gramado do Mineirão, afetando certas partes do piso que, neste momento, tem recebido exclusivamente jogos da equipe celeste.  

"Não é só pensar em ganhar e perder. É preciso dar condições, é preciso acreditar no processo, é preciso trabalhar bem na Toca, é preciso que os jogadores sejam profissionais, mas também ter bons gramados para jogar o nosso futebol", acrescentou Jardim que, pela primeira vez, enfrentou um time brasileiro em um gramado sintético

O Cruzeiro é o vice-líder do Brasileirão com 37 pontos. Esta é a mesma pontuação do Flamengo, que está à frente da equipe celeste pelo critério de desempate. O Rubro-Negro também possui um jogo a menos que a Raposa. 

Acompanhe CRB x Cruzeiro com narração ao vivo no Flashscore

O próximo desafio dos mineiros será pela Copa do Brasil. O Cruzeiro vai até Maceió, em Alagoas, para enfrentar o CRB na quinta-feira (7), às 21h, no estádio Rei Pelé, pelo jogo de volta das oitavas de final. Na ida, no Mineirão, as duas equipes empataram sem gols. 

Os próximos jogos do Cruzeiro
Os próximos jogos do CruzeiroFlashscore

Posicionamento da Minas Arena 

A Minas Arena, empresa que administra o Mineirão, emitiu um comunicado oficial sobre o estado do gramado do Gigante da Pampulha, ressaltando a questão do inverno rigoroso em Belo Horizonte. Confira abaixo: 

“O Mineirão reitera que o gramado é permanentemente monitorado sob critérios técnicos e com metodologia consolidada, em linha com os parâmetros oficias e as melhores práticas, e encontra-se plano e com a jogabilidade garantida.

Como já é de conhecimento, a grama bermuda celebration, certificada pela Fifa, sofre um processo de hibernação no inverno, por conta da queda das temperaturas mínimas e do menor índice de radiação solar. Como forma de garantir uma cobertura vegetal complementar neste período, é realizada o overseeding, que consiste na semeadura da espécie ryegrass, própria para tempos frios. 

Por se tratar de uma condição já conhecida no inverno, o Mineirão adota constantemente práticas para mitigar os impactos do período, como o uso de iluminação artificial, aplicação localizada de hormônios, fertilizantes granulados e reparos semanais”.