Leverkusen enfrenta Kaiserlautern e espera fechar temporada histórica com "dupla coroa"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Leverkusen enfrenta Kaiserlautern e espera fechar temporada histórica com "dupla coroa"

Xabi alonso lamentou desempenho da equipe na final da Liga Europa
Xabi alonso lamentou desempenho da equipe na final da Liga EuropaAFP
Derrotado pela Atalanta por 3 a 0, na quarta-feira (22), na final da Liga Europa, o Bayer Leverkusen espera erguer a Copa da Alemanha neste sábado (25), na final contra o Kaiserlautern, da 2ª divisão, às 15h (horário de Brasília), para encerrar a sua temporada histórica com a "dupla coroa" nacional.

Em abril, o Leverkusen venceu a Bundesliga com antecedência e conquistou seu primeiro título do torneio. O time se manteve invicto em todas as competições desta temporada até a derrota para a Atalanta, encerrando sua impressionante sequência invicta de 51 jogos.

"Não foi o nosso dia, temos de aceitar isso. Em teoria, a primeira derrota da temporada acontece muito antes. Chegou para nós num jogo importante e dói", reconheceu o treinador do Bayer Leverkusen, Xabi Alonso. "A equipe não teve um desempenho em seu melhor nível e eu tampouco", afirmou.

"Se não podemos mais conquistar a tríplice coroa, então acabaremos com a dupla", disse o meio-campista suíço Granit Xhaka na quarta-feira, apontando como objetivo a final da Copa.

Acompanhe a final da Copa da Alemanha, ao vivo, pelo Flashscore

Os "Werkself" (onze da fábrica, apelido do clube fundado em 1904 pela empresa química e farmacêutica Bayer) viajaram de Dublin, onde perderam a final da Liga Europa, até Berlim, palco da final da "DFB Pokal".

Leverkusen quer se reerguer após derrota na final da Liga Europa
Leverkusen quer se reerguer após derrota na final da Liga EuropaAFP

O duelo contra o Kaiserlautern surge como a oportunidade perfeita para levantar o ânimo após a decepção na Irlanda.

O "Lautern" é um clube tradicional que enfrenta dificuldades. Quatro vezes campeão alemão (1951, 1953, 1991 e 1998) e duas vezes vencedor da Copa da Alemanha (1990 e 1996), passou apenas duas temporadas na primeira divisão desde 2006 e chegou a visitar a 3ª divisão.

Lista seleta

O Kaiserlautern garantiu recentemente a permanência na segunda divisão na reta final, pela 33ª e penúltima rodada do campeonato. E agora surge a oportunidade de disputar a Liga Europa na próxima temporada se vencer a final deste sábado.

"Parece muito bom, mas vai ser muito difícil. Sabemos que temos uma pequena chance, vamos fazer todo o possível para torná-la realidade", explicou o técnico do Kaiserlautern, Friedhelm Funkel, em entrevista à agência alemã SID, subsidiária da AFP.

A desejada taça da Copa da Alemanha
A desejada taça da Copa da AlemanhaAFP

É a primeira vez desde 2011 que um clube da segunda divisão chega à final da Copa da Alemanha. Na fase anterior, o Leverkusen foi o único clube de ponta entre os semifinalistas, algo que nunca havia acontecido antes.

No gol do Leverkusen, Matej Kovar deverá ser titular, assim como fez na quarta-feira na final da Liga Europa, no lugar do habitual titular Lukas Hradecky.

O Bayer Leverkusen aspira ser o sexto clube a vencer a dobradinha Copa da Alemanha/Bundesliga na mesma temporada, depois de Schalke 04, Bayern de Munique, Colônia, Werder Bremen e Borussia Dortmund.

O Schalke conseguiu a façanha em 1937, o Colônia em 1978, o Werder em 2004 e o Dortmund em 2012. O Bayern é o único que o conseguiu em mais de uma ocasião, treze especificamente, a última delas em 2020.