Seleção do futebol mundial tem goleiro brasileiro: veja melhores notas da semana

Victor Braga é brazuca, mas nunca jogou no Brasil
Victor Braga é brazuca, mas nunca jogou no BrasilAelistas

O time ideal da semana tem jogadores de todo canto: de Mohamed Salah, do Liverpool, a um brasileiro que você nunca ouviu falar.

O único brazuca na lista é um veterano goleiro que fez carreira no futebol português, e hoje atua na Liga Saudita.

Confira quem tirou as melhores notas do fim de semana no futebol mundial, de acordo com as avaliações automáticas do Flashscore:

Time da Semana
Time da SemanaFlashscore

Goleiro

Victor Braga (Al Najma) - nota 8.6

O goleiro brasileiro Victor Braga pode já estar na reta final da carreira, aos 38 anos, mas segue mostrando grandes atuações. O arqueiro do Al-Najma defendeu 6 de 7 finalizações na vitória de seu time por 2 a 1 sobre o Al Kholood pela Saudi Pro League.

O único chute que passou por ele foi um pênalti aos 47 do segundo tempo, mostrando que foi impecável com a bola rolando. O time vai precisar de mais atuações assim, já que, mesmo com a vitória, segue na lanterna da tabela — esse foi, incrivelmente, o primeiro triunfo do Al-Najma no campeonato.

Defensores

Vladimir Coufal (Hoffenheim) - 8.9

Depois de falhar contra o Bayern de Munique na rodada anterior, o tcheco Vladimir Coufal deu a volta por cima na vitória por 3 a 0 do Hoffenheim sobre o Freiburg no sábado.

Ele deu duas assistências no jogo, além de cumprir bem seu papel defensivo. A primeira foi um cruzamento preciso para a área, que Fisnik Asllani cabeceou para o gol. A segunda veio em um escanteio, também finalizado de cabeça por Ozan Kabak.

Coufal já soma seis assistências na Bundesliga nesta temporada, mais do que qualquer outro jogador do Hoffenheim.

Konstantinos Mavropanos (West Ham) - 9.7

Konstantinos Mavropanos foi seguro na defesa e ajudou o West Ham a conquistar a vitória por 1 a 0 sobre o pequeno Burton Albion na Copa da Inglaterra.

Com um a menos durante grande parte do jogo, o West Ham precisou da prorrogação para eliminar o adversário da 3ª divisão.

O zagueiro fez 18 cortes — maior marca da partida — e venceu nove dos 12 duelos aéreos. No ataque, criou duas chances e teve 85,7% de precisão nos passes.

Brayan Medina (Tondela) - 9.0

O Tondela vem sofrendo na Liga Portugal, ainda lutando contra o rebaixamento. Atualmente em 17º lugar, a cinco pontos de sair da zona de perigo, o time conquistou um ponto importante no fim de semana com um empate por 1 a 1 em casa contra o Alverca, que está no meio da tabela.

O colombiano Brayan Medina deu a assistência para o gol de empate dos donos da casa, com uma cabeçada no segundo pau para Joao Silva marcar. Na defesa, foi quem mais fez cortes no time (cinco) e ainda acertou 93,9% dos passes, ajudando o time a manter o ritmo.

Meio-campistas

Julian Ryerson (Borussia Dortmund) - 9.4

Antes do último fim de semana, 12 jogadores das cinco principais ligas da Europa dividiam o recorde de quatro assistências em um jogo. O 13º entrou para a lista na sexta-feira: Julian Ryerson. O meia brilhou na goleada do Dortmund por 4 a 0 sobre o Mainz.

O norueguês tem sido o rei das assistências do time na temporada. Já são 11 na Bundesliga, sendo seis só nos últimos três jogos. Mas a noite de sexta foi o auge: a melhor delas foi a segunda, a única em bola rolando, com um passe preciso para Maximilian Beier cabecear para o gol. As outras três vieram em bolas paradas, e sua qualidade nas cobranças já está assustando os adversários na elite alemã.

Jorthy Mokio (Ajax) - 8.9

Com apenas 17 anos, Jorthy Mokio está começando a se destacar no Ajax e fez uma atuação de encher os olhos na vitória por 4 a 1 sobre o Fortuna Sittard.

O jovem belga marcou seu segundo gol na Eredivisie com muita frieza para abrir o placar e ainda deu uma assistência mais tarde.

Brajan Gruda (RB Leipzig) - 9.1

Voltando à Bundesliga, Brajan Gruda esteve em grande fase mesmo com o RB Leipzig deixando pontos pelo caminho diante do Wolfsburg.

Emprestado pelo Brighton até o fim da temporada, o alemão participou dos dois gols do time do leste — seus primeiros gols ou assistências desde que chegou em janeiro.

Atuação de Brajan Gruda contra o Wolfsburg
Atuação de Brajan Gruda contra o WolfsburgOpta by StatsPerform / Boris Streubel / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Atacantes

Mohamed Salah (Liverpool) - 9.2

Depois de um dezembro turbulento e de ficar fora por conta da Copa Africana de Nações, Mohamed Salah está voltando a mostrar sua melhor forma, provando que ainda é valioso.

O egípcio marcou um gol de pênalti para fechar o 3x0 do Liverpool sobre o Brighton pela FA Cup, mas o que chamou atenção foi o passe preciso para Dominik Szoboszlai. Ele criou quatro chances na partida e finalizou cinco vezes, maior marca do Liverpool nesta edição do torneio.

Mauro Icardi (Galatasaray) - 9.8

Mauro Icardi pode não ser mais o principal atacante do Galatasaray, mas isso não impede o argentino de continuar balançando as redes. Ele marcou três gols na vitória por 5 a 1 sobre o Eyupspor pela Super Lig, chegando a 14 gols na temporada.

Jogando atrás de Victor Osimhen, o italiano mostrou inteligência, buscando a bola entre as linhas e avançando com perigo. Também apareceu na área livre de marcação para finalizar.

Mapa de calor de Mauro Icardi contra o Eyupspor
Mapa de calor de Mauro Icardi contra o EyupsporOpta Live

Pedro Neto (Chelsea) - 9.2

O técnico Liam Rosenior reencontrou o Hull City agora comandando o Chelsea, e os Blues foram profissionais do início ao fim, vencendo o time da Championship por 4 a 0 e avançando para a quinta fase da FA Cup.

No centro das atenções estava Pedro Neto. O ponta marcou três gols, mostrando seu talento em meio à concorrência de outros pontas no elenco de Rosenior. Ele é atualmente o artilheiro do Chelsea na competição, o que não surpreende, mas o impressionante é que seus três gols vieram de um xG combinado de apenas 0,38. Uma atuação cirúrgica.

Ivan Toney (Al Ahli) - 8.7

O atacante inglês Ivan Toney não para de marcar gols. Depois de balançar as redes mais uma vez na vitória do Al Ahli por 5 a 2 sobre o Al Shabab pela Saudi Pro League, ele chegou a 20 gols em 20 jogos na liga, além de outros sete em todas as competições.

Com seus gols, o Al Ahli ocupa a terceira posição no campeonato, apenas três pontos atrás do invicto Al Hilal na tabela, em uma disputa que promete ser acirrada pelo título.