Campeão da Copa da Liga na última temporada, o Liverpool é o maior campeão da competição com 10 conquistas. Essa será a 14ª final do torneio para os Reds. O time de Arne Slot é o único que pode vencer todos os títulos da temporada no futebol inglês. A equipe também lidera a Premier League, está nas oitavas de final da Champions League e disputará a quarta fase da FA Cup.
Veja a tabela completa da Copa da Liga Inglesa
O adversário na final será o Newcastle, que bateu o Arsenal na semifinal. A decisão está marcada para o dia 16 de março, em Wembley. Antes, no domingo (8), o Liverpool enfrenta o Plymouth pela FA Cup.
O Tottenham, por outro lado, perde mais uma boa chance de acabar com a seca de títulos. Os Spurs não levantam uma taça desde a temporada 2007/08, quando venceram justamente a Copa da Liga. A chances de uma conquista agora são a FA Cup e a Liga Europa. No domingo, o time londrino visita o Aston Villa pela quarta fase da Copa da Inglaterra.

Atropelamento em Liverpool
Por mais que o Tottenham tivesse a vantagem adquirida na ida em Londres, em nenhum momento do duelo parecia que os Spurs passariam à final. O Liverpool fez uma pressão muito intensa na saída de bola do adversário e criou chances de gol desde o início. Pelo volume, o gol até demorou a sair. Pouco depois de um gol anulado de Dominik Szoboszlai, Cody Gakpo abriu o placar.

Além do gol, o Tottenham teve uma baixa importante no primeiro tempo. O brasileiro Richarlison sentiu uma lesão na panturrilha direita e deixou o jogo. A perda deixou ainda mais exposto o elenco do técnico Ange Postecoglou.

O confronto foi para o intervalo empatado, mas não demorou muito para que o Liverpool fizesse outro e se colocasse à frente. Mohamed Salah cobrou pênalti e marcou o segundo. O gol rápido na etapa final soltou o time da casa em campo e o atropelamento veio. Dominik Szoboszlai fez o terceiro e Virgil Van Dijk completou a goleada no fim.