Adversário do Brasil na Copa, Marrocos tenta sair de crise fora de campo após vice da CAN

Walid Regragui durante a cerimônia de premiação após a CAN 2025
Walid Regragui durante a cerimônia de premiação após a CAN 2025ABDEL MAJID BZIOUAT / AFP

A dúvida paira há algumas horas sobre o técnico Walid Regragui. Enquanto a imprensa marroquina falava de uma possível demissão do técnico da seleção, a Federação Real Marroquina de Futebol se apressou em negar a informação nesta sexta-feira (6). Mas, apesar desse desmentido oficial, as perguntas continuam. Veja o que o Flashscore conseguiu apurar.

Tensões, omissões e pontos obscuros: o futuro de Walid Regragui na seleção de Marrocos está indefinido. De acordo com informações divulgadas pela imprensa marroquina e francesa, o treinador teria até apresentado seu pedido de demissão à diretoria nesta sexta-feira. Um boato rapidamente negado pela Federação Real Marroquina de Futebol.

“A Federação Real Marroquina de Futebol (FRMF) nega categoricamente as informações divulgadas em alguns sites de notícias afirmando que Walid Regragui, técnico da seleção principal, teria apresentado sua demissão”, afirmou a entidade em comunicado oficial.

Verdade escondida ou apenas uma tentativa de apagar o incêndio o mais rápido possível? Uma coisa é certa: algo está acontecendo nos bastidores, em Rabat. O grande ponto de virada recente foi a derrota de Marrocos na final da Copa Africana de Nações 2025 — e, principalmente, o pênalti desperdiçado por Brahim Diaz — que mexeu com a estrutura da seleção.

Marrocos aperta o cerco

A cavadinha de Brahim Díaz, tentada nos acréscimos da final da CAN, ainda assombra a todos. Nos bastidores da FRMF, esse erro é visto como uma falha profissional, com a responsabilidade recaindo não sobre o jogador, mas sobre a comissão técnica, especialmente o treinador de goleiros Omar Harrak.

Édouard Mendy é conhecido por esperar até o último momento para pular, uma característica que a seleção considerava que todos os jogadores deveriam saber. Ou seja, uma informação que o treinador de goleiros deveria ter passado antes.

A Federação Real Marroquina de Futebol decidiu então apertar o cerco. Embora Omar Harrak seja o principal alvo, toda a comissão técnica está sob análise interna. E mesmo que, até o momento, nenhuma demissão tenha sido oficializada, a tendência é clara: segundo apuramos, a diretoria cogita dispensar o treinador de goleiros e outros membros do staff, considerados mais responsáveis que Brahim Díaz.

No entanto, ao contrário do restante da comissão, a FRMF quer manter Walid Regragui. Pelo menos pelos próximos seis meses, até a Copa do Mundo. O entendimento é que o tempo é curto demais para trocar de treinador a apenas quatro meses do início do torneio, o que explica em parte o desmentido oficial divulgado na sexta-feira pela Federação.

Resultados recentes de Marrocos
Resultados recentes de MarrocosFlashscore

Vai ou fica?

E Regragui nisso tudo? Segundo nossas informações, o técnico realmente manifestou verbalmente o desejo de sair, mas não chegou a formalizar o pedido de demissão. Ele está principalmente insatisfeito com a situação envolvendo sua comissão técnica e também se questiona se não chegou ao fim de seu ciclo após conquistar tantos objetivos.

Jogos do Marrocos na Copa do Mundo
Jogos do Marrocos na Copa do MundoFlashscore

Resta saber se ele vai até os Estados Unidos ou se sairá antes. Para Marrocos, a decisão é clara: Regragui deve ficar até julho. Depois disso, as duas partes vão se reunir para avaliar, planejar o futuro e, principalmente, projetar a Copa do Mundo de 2030 da melhor forma possível. Pensando nisso, a Federação Real Marroquina de Futebol já está olhando para frente. Inclusive, entrou em contato com Andrés Iniesta para oferecer o cargo de diretor esportivo, um sinal claro da ambição e da estratégia de longo prazo da FRMF.