Quais clubes da Premier League serão mais afetados pela Copa Africana de Nações 2025?

Salah está prestes a se apresentar para a Copa Africana
Salah está prestes a se apresentar para a Copa AfricanaPeter Byrne / PA Images / Profimedia

A Copa Africana de Nações (AFCON) de 2025 começa no dia 21 de dezembro, com vários astros da Premier League prontos para deixar seus clubes durante a reta final do ano e defender suas seleções.

A competição vai de 21 de dezembro até 18 de janeiro de 2026, e os jogadores podem desfalcar seus clubes em até seis rodadas da Premier League, dependendo do desempenho de suas seleções.

Confira a classificação da Premier League

A FIFA anunciou recentemente que os clubes poderão contar com seus jogadores até esta segunda-feira (15), antes de liberá-los para o torneio.

Vários clubes da Premier League vão perder jogadores para a AFCON durante o fim do ano. Aqui, o Flashscore reúne lista de todos os atletas que vão se apresentar às suas seleções.

Arsenal – nenhum jogador

O Arsenal não tem jogadores de seleções africanas no elenco principal.

Aston Villa – 1 jogador

O ponta Evann Guessand é presença constante na seleção da Costa do Marfim e foi convocado para a AFCON.

Bournemouth – 1 jogador

O reforço de julho Amine Adli foi chamado para defender o Marrocos, país-sede – mas o Bournemouth vai manter o seu principal jogador, Antoine Semenyo, já que Gana não se classificou.

Brentford – 2 jogadores

Dango Ouattara foi convocado por Burkina Faso, enquanto Frank Onyeka está na lista da Nigéria.

Brighton – 1 jogador

Carlos Baleba não vive boa fase nesta temporada, mas segue na seleção de Camarões para a AFCON 2025/26, enquanto Yankuba Minteh permanece no Brighton, já que Gâmbia não se classificou.

Burnley – 3 jogadores

Lyle Foster está na lista da África do Sul, enquanto Axel Tuanzebe foi chamado pela República Democrática do Congo. Hannibal Mejbri também faz parte da seleção da Tunísia.

Chelsea – nenhum jogador

O Chelsea não tem jogadores de seleções africanas no elenco principal.

Crystal Palace – 1 jogador

O Crystal Palace tem alguns jogadores do elenco principal que poderiam ir ao Marrocos, mas alguns estão com problemas físicos.

Chadi Riad, do Marrocos, e Chieck Doucoure, de Mali, ainda não atuaram pelo clube nesta temporada e vão ficar fora da AFCON, enquanto Ismaila Sarr, do Senegal, saiu lesionado na derrota para o Manchester United em dezembro, mas foi convocado para a AFCON.

Christantus Uche esteve na pré-lista da Nigéria, mas ficou fora da convocação final.

Everton – 2 jogadores

Tanto Iliman Ndiaye quanto Idrissa Gueye são nomes frequentes na seleção de Senegal e vão se juntar ao grupo antes do início do torneio. O jovem Adam Aznou não foi chamado pelo Marrocos.

Fulham – 3 jogadores

O trio Alex Iwobi, Calvin Bassey e Samuel Chukwueze foi convocado para a seleção da Nigéria.

Leeds – nenhum jogador

O Leeds não tem jogadores de seleções africanas no elenco principal.

Liverpool – 1 jogador

O atacante Mohamed Salah, como esperado, foi convocado para defender o Egito.

Manchester City – 2 jogadores

Da mesma forma, Omar Marmoush também foi confirmado na seleção egípcia. Rayan Ait-Nouri quase não jogou recentemente, mas foi chamado pela Argélia.

Manchester United – 3 jogadores

Três jogadores importantes vão disputar a AFCON. Foram convocados: Amad Diallo, pela Costa do Marfim, Bryan Mbeumo, por Camarões, e Noussair Mazraoui, pelo Marrocos.

Newcastle – nenhum jogador

Yoane Wissa normalmente estaria na seleção da República Democrática do Congo, mas ficou fora devido a lesão.

Nottingham Forest – 2 jogadores

Taiwo Awoniyi esteve na pré-lista da Nigéria, assim como Ola Aina, mas o defensor deve ficar fora até janeiro por lesão muscular – nenhum dos dois entrou na lista final.

Tanto Ibrahim Sangare quanto Willy Boly foram chamados pela Costa do Marfim.

Sunderland – 5 jogadores

O Sunderland será o clube mais afetado pela AFCON, com cinco dos sete jogadores do elenco principal confirmados para disputar o torneio.

Noah Sadiki e Arthur Masuaku foram convocados pela República Democrática do Congo, enquanto Chemsdine Talbi se juntará à equipe do Marrocos. Reinildo Mandava vai defender Moçambique e Bertrand Traore vai jogar por Burkina Faso.

Simon Adingra (Costa do Marfim) não foi convocado por sua seleção. O reforço mais caro da história do clube, Habib Diarra, também vai se juntar ao Senegal, mesmo se recuperando de uma lesão na virilha que o afastou dos gramados desde setembro.

Tottenham – 2 jogadores

Pape Matar Sarr foi convocado pelo Senegal, enquanto o meio-campista Yves Bissouma, que perdeu espaço, vai defender o Mali. O ponta Mohammed Kudus representa Gana, que não se classificou para o torneio.

West Ham – 2 jogadores

O West Ham vai perder a dupla de zaga Aaron Wan-Bissaka e El Hadji Malick Diouf. O primeiro foi chamado pela República Democrática do Congo, enquanto o segundo vai defender o Senegal.

Wolves – 2 jogadores

Apenas dois dos cinco possíveis jogadores vão disputar a AFCON do lanterna da Premier League.

Marshall Munetsi não foi chamado pelo Zimbábue, mas Tawanda Chirewa vai se juntar à seleção, enquanto Emmanuel Agbadou foi convocado pela Costa do Marfim.

Tolu Arokodare esteve na pré-lista da Nigéria, mas ficou fora da convocação final, enquanto Jackson Tchatchoua não foi chamado por Camarões.