Embora, nas últimas horas, o nome do técnico Jorge Jesus tenha ganhado força para assumir a Seleção Brasileira, seus compatriotas portugueses Abel Ferreira e Artur Jorge, também surgem como opções da CBF, que demitiu Dorival Júnior nesta sexta-feira (28). O treinador não resistiu à goleada sofrida pela Argentina, por 4 a 1, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Segundo o jornalista Rodrigo Matos, do UOL, Jorge Jesus, Abel Ferreira e Artur Jorge, além de Carlo Ancelotti, são neste momento os nomes em cima da mesa da CBF.
Confira a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas
Jorge Jesus parece nesta altura ganhar força, até por ter demonstrado interesse no cargo, após o final da temporada com o Al-Hilal. Abel Ferreira também agrada à CBF, embora exista a política da federação sobre treinadores que trabalham no Brasil.
“A presidente do Palmeiras não teme absolutamente nada. Não falo sobre hipóteses. O Ednaldo (Rodrigues, presidente da CBF) nunca me procurou para falar sobre esse assunto. Não posso especular.
"Quando houver algo nesse sentido, poderei falar. Mas, em nenhum momento, o presidente Ednaldo me procurou para perguntar sobre o Abel. Ele continua conosco, tem contrato até o final do ano e vamos em frente”, explicou a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
Possível renovação após Mundial
Abel Ferreira tem contrato com o Palmeiras até o final de 2025 e a presidente admite que não falou ainda com o treinador português sobre a renovação, devendo fazê-lo apenas depois do Mundial de Clubes, no meio do ano.
"Não conversamos ainda sobre a renovação, não é o momento. Temos prioridades, o Brasileirão, a Libertadores e o Mundial. Quando voltarmos do Mundial, conversamos. Mas o meu desejo é que ele permaneça por muito mais tempo conosco", afiançou Leila Pereira.
O outro nome que surge na lista é o de Artur Jorge, atual campeão brasileiro e da Libertadores, fazendo história no Botafogo. Ele, atualmente, está no Al-Rayyan, do Catar. O fato de ter sido contratado recentemente pode dificultar a escolha.